Segunda, 02 de Agosto de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Bastidores

TJMG E A OAB-MG

TJMG E A OAB-MG

15/06/2021 04h00
Por: Euripedes Antonio Campos

TJMG E A OAB-MG

Duas vagas do quinto constitucional destinadas a advogados selecionados pelo voto da classe serão as próximas indicações da OAB-MG ao governador Romeu Zema.

 

TRIBUNAIS SUPERIORES

Um grupo de advogados mineiros está se formando para levar à OAB Nacional uma proposta visando ao empenho da entidade junto ao Congresso para, através de emenda constitucional, modificar o processo de escolha de nomes para preenchimento de vagas de ministros, nos tribunais federais, e de desembargadores, nos tribunais estaduais. Além desses cargos, também os de procuradores-chefe de Justiça, nos Estados e da União. Alega o grupo que não se pode entender independência desses magistrados se sua escolha e nomeação é um ato político do presidente da República e dos governadores.

 

COVID UBERABA

Uberaba e Araxá, as duas maiores cidades do Triângulo Sul e que contam com hospitais que atendem praticamente toda essa região, estão com as suas ocupações de leitos de UTI/COVID muito perto do limite, ou seja, com risco de colapso iminente.

 

REALIDADE

Com relação a Uberaba, a maior cidade do Triângulo Sul, assim como em fevereiro, março, abril e maio, a ocupação UTI/COVID, tanto de seus hospitais públicos como privados, continua ou no limite ou perto disto também neste mês de junho. Segundo o último boletim epidemiológico da COVID-19, em Uberaba, dos 103 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 disponíveis na cidade e sua microrregião, 94 estão ocupados, sendo que de 60 existentes na rede pública, 55 estão com pacientes; e dos 43 da rede privada, há 39 pessoas em estado grave.

 

EM VISITA

O deputado Heli Andrade (PSL) visitou o Hemocentro de Uberaba, verificando as necessidades e a situação da instituição em Uberaba, Grilo ressaltou a COLUNA BASTIDORES importância de a população efetuar doação de sangue, contribuindo para abastecer o estoque do Banco de Sangue da cidade.

 

AMOEDO E O NOVO

Apesar da desistência da pré-candidatura à Presidência da República e das críticas ao modo como o partido conduziu o processo de escolha do nome para disputar o Planalto, João Amoêdo descarta a possibilidade de deixar a sigla que ajudou a fundar em 2015. “Eu continuo filiado ao partido e continuo fazendo o trabalho que eu já tenho feito há algum tempo, como uma pessoa que participa do debate usando as redes sociais”. Questionado se poderia compor uma chapa com outro partido ou nome, como por exemplo, com o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (DEM), para disputar a presidência, Amoêdo não respondeu. Mas, afirmou que tem discutido com Mandetta e outros presidenciáveis um projeto para o Brasil.

 

PARA O SENADO

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) está conversando com partidos para tentar ser candidato ao Senado nas eleições de 2022. Uma das legendas que ele estaria próximo de se transferir seria o Avante, presidido pelo deputado federal Luis Tibé e que tem entre seus quadros o deputado federal André Janones. Cleitinho confirma que mantém conversas com outras siglas visando às eleições do próximo ano, mas que ainda não há nada definido. “Alguns partidos me chamaram para conversar, inclusive o Avante, mas eu ainda não conversei com meu próprio partido”, diz. 

 

JANONES PRESIDENTE

O deputado federal André Janones (Avante) diz ser um político de “extremo-centro”. Em primeiro mandato encara como elogio as classificações que o colocam como “em cima do muro”. No início deste ano, candidatou-se à presidência da Câmara, mas só obteve dois votos além do próprio — resultado que, diz, o deixou positivamente surpreso. Janones não poupa críticas à postura de Jair Bolsonaro (sem partido) ante a pandemia de COVID-19, em especial na questão do auxílio emergencial. E afirma que possui o apoio do presidente Luis Tibé para ser candidato a presidente.

 

ATAQUES DE CIRO GOMES À LULA

"Um politiqueiro" que "está completamente antiquado", fez um governo que "deu pouco aos pobres e muito aos ricos", é "o maior corruptor da história moderna brasileira", "não está nem um pingo preocupado com a sorte do Brasil" e ainda "é o responsável pela tragédia do desastrado Bolsonaro". Essa é a descrição do ex-presidente Lula (PT) em palavras ditas nos últimos meses pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que se prepara para sua quarta candidatura à Presidência da República e, apostando na disputa em 2022 contra o ex-aliado, escolheu como estratégia atacá-lo.

 

INSATISFAÇÃO DO PDT

A insatisfação de alas do PDT com a postura, no entanto, deixou os bastidores e começou a vir a público, com queixas de que a beligerância pode tirar de Ciro votos na esquerda, tem efeito limitado na tentativa de representar a terceira via e ainda prejudica a montagem de palanques locais da sigla.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores
Sobre Bastidores
Uberaba - MG
Atualizado às 01h44 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

14° Sensação
22.2 km/h Vento
47.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias