Segunda, 02 de Agosto de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Vinho e responsabilidade social

Vinho e responsabilidade social

18/06/2021 04h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Vinho e responsabilidade social

Embora o vinho seja uma bebida alcoólica, que em tese tem potencial para promover o vício e desajustes sociais, ele é também, uma bebida que proporciona o prazer da descontração e do relax! Isso, se consumido de forma consciente. Mas ele é acima de tudo um alimento, que traz incontáveis benefícios à saúde- tanto física como emocional- pois facilita uma melhor interação social que pode prevenir, ou mesmo combater, inúmeros males à saúde. Mas muito além destas funções importantes, o vinho é, com certeza, um gerador importante de empregos, desenvolvimento e riqueza. E olha que nem vou citar a importância cultural, histórica e até política! Mas o vinho e sua cadeia é (e sempre foi) uma força econômica imensurável, sendo uma atividade estratégica para muitos países. 

Estou tocando hoje neste tema, pois nota-se a cada dia que passa, uma preocupação de produtores e players do mercado vitivinícola, com causas sociais e, principalmente ambientais. Esta é uma resposta, cada vez mais necessária, á um mundo mais exigente e mais preocupado com o “politicamente” correto. Esta atitude, tem impactado positivamente o setor, que entrega produtos éticos e saudáveis e que reafirmam, cada vez mais, o compromisso com o bem estar, com a saúde e com a natureza! 

Faço este preâmbulo para introduzir e registrar uma ação de um grande produtor de vinhos brasileiro, que é a Cooperativa Aurora, que sintonizada com as exigências do mercado e de seus parceiros, vem desenvolvendo projetos que contemplam esta questões! Quero mostrar na página de hoje um projeto social, desenvolvido pela Aurora, que é um exemplo de compromisso com esta realidade, que é o projeto MAE! 

 

O Projeto    

A Vinícola Aurora, do Rio Grande do Sul, uma das mais importantes produtoras de vinhos da América Latina, lançou recentemente, um projeto denominado “Mulheres Aurora Empreendedoras (MAE)” A proposta é reunir associadas, esposas e filhas de viticultores associados para encontros sobre empreendedorismo feminino e cooperativismo.

O objetivo principal é fornecer informações e ferramentas de negócios, que possibilitem à essas mulheres ampliar os canais de venda de produtos que elas já desenvolvem de forma artesanal. Um primeiro grupo é formado por 25 mulheres, e inclui tanto empreendedoras que já comercializavam seus produtos e que desejam ampliar os canais de vendas, como jovens que querem começar a empreender. 

Com esta ação, além de integrar ainda mais estas mulheres à empresa, o projeto visa fomentar princípios que são fundamentais no cooperativismo, como educação, formação, informação e o interesse pela comunidade!   

O projeto MAE, segundo o presidente da vinícola Renê Tonello, deverá fortalecer ainda mais a participação das mulheres na cooperativa, ampliando a renda das famílias, melhorando a qualidade de vida e estimulando a continuidade do trabalho no meio rural. Além, é claro, o de aproximar ainda mais a cooperativa do quadro social

Encontros virtuais          

Segundo a coordenadora do projeto, Jacqueline Aubel, os encontros do MAE serão realizados de forma virtual devido às restrições da pandemia do coronavírus. Ela antecipa que o programa gratuito abrange três encontros sobre vendas e estratégias de comercialização online, e que devem ocorrer, ao todo, seis encontros, nos meses de junho e julho.

 

Associação dos Artesãos da Aurora

Hoje são mais de 60 associadas que vendem seus produtos na loja da Associação e com os conhecimentos de gestão de vendas on-line, por exemplo, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer e adquirir o trabalho destas cooperadas Para o gerente de atendimento ao Cooperado Gaspar Rotava, essa ação é um fomento à economia local, que objetiva fazer com o dinheiro circule na cidade sede da empresa e na região! 

Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Alberto Pereira
Sobre Carlos Alberto Pereira
Enófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446
Uberaba - MG
Atualizado às 02h45 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

14° Sensação
24 km/h Vento
48.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias