PMU
PT elege

PT elege novo presidente para diretório municipal

Maria das Graças Salvador

11/09/2019 06h00
Por: Redação
Presidente eleito do PT em Uberaba, professor Germano Fernandes - Foto: José Paulo Kefalas
Presidente eleito do PT em Uberaba, professor Germano Fernandes - Foto: José Paulo Kefalas

Petistas de Uberaba elegeram a nova direção do partido domingo (08). A eleição aconteceu na Câmara Municipal de Uberaba e 176 dos 2.300 filiados compareceram às urnas. O professor e diretor da Escola Henrique Kruger, no conjunto Alfredo Freire, Germano Fernandes, foi eleito com 96 votos contra 76 do enfermeiro Ivan José da Silva. Quatro votos foram nulos. Também foram eleitos os delegados para o Encontro Estadual e ao 7º Congresso Nacional do PT, eventos que apontarão seus futuros dirigentes do partido. A posse de Germano será no dia 1º de janeiro de 2020.

A chapa intitulada “Lula Livre, Democracia e Resistência” foi a única inscrita para a disputa dos cargos de direção. Houve concorrência apenas para o cargo de presidente.

Cerca de 500 mil petistas foram às urnas em cerca de 3 mil municípios em todo o país com uma dupla missão: eleger novos dirigentes para os diretórios nacional, estaduais e municipais do partido, e iniciar o processo para a definição das candidaturas do PT para 2020.

Segundo Germano Fernandes, sua plataforma para a direção do PT municipal é resgatar os filiados, já que muitos desfiliaram ou estão distantes do partido, e lutar por uma sede própria. “Atualmente estamos em uma sala emprestada. Com minha eleição vamos mostrar um PT forte. Precisamos de realizar mudanças. Vamos voltar a ocupar cadeiras na Câmara Municipal. Nas Eleições de 2020 pretendemos construir chapa completa, com 32 nomes e filiar mais jovens ao partido. De acordo com momento, a ideia é lançar também um candidato a majoritário nas próximas eleições”, afirma.

O PT tem 2,3 mil filiados em Uberaba e é o quinto partido em número de correligionários, superado pelo MDB, DEM, PSB e PDT. No município, apenas PT e MDB possuem diretórios eleitos, as demais agremiações são comandadas por comissões provisórias nomeadas pelas direções estaduais respectivas. Em números de adeptos, no Brasil, o PT conta com 1,5 milhão, superado pelo MDB, 2,3 milhões, e à frente do PSDB, com 1,46 milhão de filiados.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias