Sexta, 24 de Setembro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

O SUCESSO DOS VINHOS BRASILEIROS EM CONCURSOS INTERNCIONAIS

O SUCESSO DOS VINHOS BRASILEIROS

09/07/2021 04h00
Por: Euripedes Antonio Campos
O SUCESSO DOS VINHOS BRASILEIROS EM CONCURSOS INTERNCIONAIS

O vinho brasileiro, e o espumante em particular, são grandes vencedores em concursos mundo a fora, já são milhares de honrosos prêmios conquistados, que comprovam que o vinho produzido por aqui é de altíssima qualidade! Mas infelizmente, até recentemente, a ignorância e a falta de informação, faziam com que brasileiros torcessem o nariz, quando se falava ou oferecia um vinho nacional! Com o advento da pandemia, e o alto consumo de vinhos (especialmente os brasileiros), fez com que um pouco deste preconceito perdesse força, mudando a opinião de muitos. E mais uma vez, para provar que temos vinhos maravilhosos e de alta qualidade, pelo menos cinco vinhos de três vinícolas nacionais, trouxeram em suas bagagens, medalhas e reconhecimento internacional. 

A mais renomada competição de vinhos do mundo, Decanter World Wine Awards, que acontece na Inglaterra, teve sua maior edição de todos os tempos neste ano, quando participaram 18.094 vinhos, representando 56 países, que foram avaliados por 170 juízes especialistas em vinhos, incluindo 44 Masters of Wine e 11 Master Sommeliers.

 

A seguir as vinícolas vencedoras em suas categorias e seus vinhos!

Vinícola Guaspari 

Já com histórico de vinhos vencedores neste mesmo concurso, a Vinícola Guaspari conquista este ano, mais duas medalhas para sua coleção: Guaspari Viognier Vista do Bosque 2018 e Vista da Mata Cabernet Franc/ Cabernet Sauvignon 2017, que receberam medalhas de bronze em suas categorias.

A Vinícola Guaspari está localizada na região sudeste, no município de Espírito Santo do Pinhal/SP. Ela começou suas atividades no setor de vitivinicultura no ano de 2006, em terras onde se plantava café, utilizando a tecnologia de cultivo de dupla poda e ciclo invertido, também conhecido por “Vinho de Inverno”. Esta é uma técnica desenvolvida por um pesquisador da EPAMIG, empresa de pesquisa de Minas Gerais, que está ganhando adeptos na região sudeste, o que tem garantido boas colheitas e vinhos de altíssima qualidade. E a maior prova, são os prêmios que produtores desta região têm conquistados em importantes concursos internacionais.

 

Vinícola Amitié

O vinho Amitié Pinot Noir, produzido na Serra Gaúcha (RS), também recebeu a sua medalha de Bronze no Decanter World Wine Awards. A grande boa novidade é que se trata de uma vinícola jovem, ainda sem tradição! Este vinho é elaborado pela enóloga Juciane Casagrande, e pela sommelière Andreia Gentilini Milan, sócias neste projeto, cuja fama e credibilidade já atravessaram fronteiras. O Amitié Pinot Noir é um tinto delicado. Os aromas lembram cereja e morango, e no paladar apresenta a melhor expressão da Pinot Noir, com taninos macios e aveludados. É um vinho bastante apreciado pelos brasileiros!

 

Vinícola Maria Maria

Um outro vencedor, com duas medalhas, é também da região sudeste, mais precisamente, das Minas Gerais! O terroir é o Sul do estado, região com temperaturas mais baixas, com grande variação térmica: altas temperaturas durante o dia e bem baixas à noite. Assim como na Vinícola Guaspari, as terras onde hoje são cultivadas as uvas, no passado era o café quem reinava, cujos frutos eram de altíssima qualidade, e exportados para vários países. A técnica de plantio utilizada, também é o da Dupla Poda/ Vinhos de Inverno.

Os rótulos vencedores foram o Maria Maria Fernanda Sauvignon Blanc 2020, com 90 pontos e medalha de Prata; e o Maria Maria Donita Syrah/Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2017, com 88 pontos e medalha de Bronze. A Vinícola Maria Maria, já tem em seu curriculum, neste mesmo concurso, um outro vinho vencedor!

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Alberto Pereira
Sobre Carlos Alberto Pereira
Enófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446
Uberaba - MG
Atualizado às 18h43 - Fonte: Climatempo
32°
Nevoa seca

Mín. 19° Máx. 36°

30° Sensação
7 km/h Vento
24% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias