PMU
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

12/09/2019 06h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

RECLAME AQUI

Por que os grandes eventos não chegam até Uberaba? A resposta é bem simples: porque Uberaba ainda não é uma grande cidade. Agora, por que Uberaba ainda não é uma grande cidade? Esta resposta é bem mais complexa e eu não saberia respondê-la. Tenho algumas suspeitas, mas não sou especialista no assunto. Creio que para esta segunda resposta caiba sim todas as reclamações ao poder público, a sociedade, as empresas. Mas direcionar a reclamação para a produção dos eventos é, além de desnecessária, também sem fundamento.

As produções visam prioritariamente o lucro, exceções são os projetos incentivados por lei e captados, os quais são raros por aqui. Explico, tanto os grandes eventos, quanto qualquer outro evento não tem acesso fácil à cidade, problemas de logística são inúmeros, desde a falta de voos até aos exorbitantes preços de combustível, pedágios, transportadoras de cenários, equipamentos de som, luz, entre outros. Há de toda forma a falta de patrocínios e principalmente, falta de grandes palcos, espaços, casas de eventos, arenas, e, sobretudo falta público.

De qualquer maneira, excelentes eventos estão sempre em Uberaba, enfrentando todas as adversidades e riscos financeiros. O que nos compete, além das reclamações são as ações. Ocupar os espaços culturais, ocupar as ruas, apoiar a execução de todo e qualquer evento artístico, ser público, mesmo não sendo presente. E reclamar sim, onde caibam as reclamações. Às vezes as sugestões e elogios engajam bem mais. Quem sabe assim a gente saia desse “miserê” cultural. 

 

ANAVITÓRIA SE APRESENTA EM UBERABA EM SHOW EXCLUSIVO PELA PRIMEIRA VEZ

Na turnê “Voz e Violão”, as amigas fazem um show intimista que deverá ser visto em apenas  25 cidades brasileiras. Entre elas locais que não receberam a turnê “O Tempo É Agora” e lugares que a dupla sente saudades de tocar. Na setlist, os fãs podem esperar músicas que Ana e Vitória gostam de dividir com público em um momento tão único da carreira: a última vez que se apresentaram neste formato, o primeiro disco ainda não tinha sido lançado. Em 2017, conquistaram o Grammy Latino com a canção “Trevo”.

Já em 2018, lançaram o seu segundo álbum, “O Tempo É Agora”. A nova fase é uma demonstração do amadurecimento artístico da dupla, com um som mais pop, catártico e pulsante. Serão duas sessões em Uberaba, nesta sexta, dia 13 de Setembro no Teatro SESIMINAS Uberaba, a primeira às 18h30 como sessão extra e a segunda às 21h30. Os ingressos são vendidos apenas online no site

 

EXPOSIÇÃO APRESENTA TRABALHO DE MULHERES ARTISTAS DE UBERABA

Sete mulheres, sete olhares e um objetivo comum: expressar a identidade feminina através das artes visuais. Essa é a proposta da mostra coletiva “Expressões Femininas” que o Centro Cultural SESIMINAS recebe de 13 de Setembro a 13 de outubro. Serão apresentadas pinturas, desenhos, colagens, mandalas e objetos tridimensionais, produzidos com técnicas mistas. Alexandra Afonso, Alexandra Bujokas, Cláudia Lessa, Daniella Néspoli, Edna Toffoli, Elisa Carvalho e Maria Vilela compõem o coletivo de mulheres, todas residentes em Uberaba. A abertura é na sexta às 19h com entrada gratuita, a visitação acontece diariamente até o término da exposição das 9h às 21h.

 

 

VIOLADA TRIÂNGULO

Na 6ª Edição do Circuito Violada Triângulo Mineiro - Uberaba/MG o Duo Sinhô Passarim e Flor Bunita (Raffael  e Lílian Carvalho), residentes em Uberlândia/MG, são os convidados da noite. Com genialidade o duo faz releituras das músicas tradicionais caipiras e apresentam também suas próprias canções sobre o universo da vida simples, as belezas da natureza e o dom harmonioso da viola caipira. Os anfitriões são Talinho e Cláudia Morais, nesta sexta, dia 13 às 20h no Restaurante Cebola. 

 

TALENTOS CIDADIA RECEBE PRÊMIO EM SÃO PAULO

O projeto Talentos Cidadania desenvolvido pelo Shopping Uberaba em Parceria com a Fundação Cultural de Uberaba ganhou o troféu de Bronze do Prêmio Newton Rique Sustentabilidade, da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers. Entre 569 concorrentes de todo o país o Shopping Uberaba garantiu a terceira colocação. O projeto promove oficinas diversas incluindo música, dança, DJ e rimas gratuitamente incentivando o surgimento de novos talentos e o lazer de qualidade, com coordenação do arte educador Cairo Damasceno, Toi, que acompanhou os executivos Lucy Jardim (gerente de Marketing) e Marcelo Paiva (gerente de Operações) a São Paulo para a cerimônia de premiação. O evento também contou com a presença do diretor da Solis, agência que gerencia a conta do empreendimento, o publicitário Fábio Lacerda. Também são parceiros, a Unimed Uberaba e Instituto Agronelli.

 

AGENDA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

12/09 | Feira Gastronômica 

Praça Magalhães Pinto | 19h

12/09 | Apresentação de violino 

Profº Thiago Loes Martins

Plenário da Câmara | 19h30 

13/09 | Oficina gratuita de Pintura Chinesa 

Profª Lizandra Calife Soares 

Ecau - Rua Martim Francisco, 99, Estados Unidos | 13h40 

13/09 | Feira Gastronômica

Praça Dom Eduardo | 19h   

14/09 | FeirArte

Praça Jorge Frange | 19h

14/09 | Talentos Cidadania 

Batalha de dança e rima, live paint, shows e apresentações

CAPSI/CRIA - Rua Rubéns Martins N85, bairro Josa Bernadino II | 16h

17/09 | Seresta na Concha 

Banda Los Latinos 

Praça da Concha Acústica | 19h 

Comunicação FCU

 

LIVRO TRAZ A DUALIDADE DO DRAMA E DO HUMOR EM LANÇAMENTO INDEPENDENTE

O livro “A história das histórias da curva do rio” traz a dualidade entre humor e drama através de uma formatação gráfica diferencial. O leitor, nesta obra, tem a oportunidade de ler uma história de dois pescadores, entremeada de contos de humor em um lado do livro. Da mesma forma, ele (o leitor) também poderá ler uma história entremeada de contos dramáticos do outro lado. Vale destacar que ambas as histórias (humor e drama) terminam no meio do livro. Os autores são os escritores Bruno César Oliveira Carvalho e Ciro Martins Costa, ambos também professores. O lançamento da obra será no sábado, dia 14 de Setembro às 10h na Biblioteca Bernardo Guimarães. 

 

FEST 15 ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA EM UBERABA

 Festival de cenas curtas da UFTM, O Fest15, acontece nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2019, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz e a entrada é gratuita. Serão 12 cenas de 15 minutos de 12 grupos de teatros de Uberaba e região. Ainda tem a apresentação do Ballet Beth Dorça e do Grupo de Teatro do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Ainda serão ofertadas 02 oficinas de artes cênicas nos dias 13 e 14 com inscrições também gratuitas. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias