PMU
Artigo

José Moreira Filho

[email protected]

Reflexões

ReflexõesArtigos diários

12/09/2019 06h00
Por: Redação

Na condução da vida e, por conseguinte, da coisa pública, o homem jamais deve perder a dignidade. É a nobre postura que lhe confere a condição de ser respeitado. Ao abrir mão de tal conduta, desguarnece-se seu flanco abrindo passagem para a desconfiança, transformando a firmeza, tão necessária nas situações de comando, em benevolências que são interpretadas em muitas vezes como incompetência.

A transparência no falar dá firmeza à palavra que conduz à conduta que deve conduzir às ações. E a solidez das ações se expressa pela coerência entre ideias e realidade, pois se existir aí uma desvinculação, se as ideias não corresponderem a real necessidade, serão infrutíferas. Inclusive a veracidade estará ferida, causando o descrédito nas ações e resfriamento nos ânimos. Assim, quem se coloca num posto de comando, deve estar imbuído da responsabilidade de entender que suas ideias, por mais belas e importantes que são, devem ser submetidas ao crivo dos demais que lhe conferirá o selo democrático. 

No convívio humano, é muito salutar que idealistas e realistas se coloquem em perfeita simbiose, para que frutifique uma realidade saudável para todos. É do confronto franco de ideias que surge a solução para inúmeros problemas sociais. É na dialética, a arte milenar do diálogo, que uma tese é contradita e se chega a uma conclusão razoável. Felizmente a construção do mundo contemporâneo prima-se pelo trabalho em equipe, pois é da união dos vários saberes que o todo é beneficiado, ninguém perde a firmeza de opinião e a dignidade sai vitoriosa. Por isso o processo de terceirização tem ampliado seu campo de ação, mostrando que a exigência cada vez maior pela diversidade de bens e serviços, força a delegação de poderes. É preciso que o gestor tenha a sabedoria do descobrimento de valores, pois ignorar o conhecimento alheio é criar situações problemáticas, na maioria das vezes capazes de comprometer todo um trabalho. Significando, em pouco tempo, em perdas irreparáveis, seja na qualidade dos projetos, seja no entusiasmo humano. Portanto a motivação é fator primordial, bem como a clara definição de metas, o conhecimento e divulgação da missão, a maximização do envolvimento e a distribuição de tarefas de acordo com as competências. Não menos importante é a comunicação. Ao falar, ser claro, sincero e objetivo e ao ouvir, ser atento e paciente.

Lembrar sempre que firmeza significa decisão com razão, e dignidade é coerência de princípios.

 

José Moreira Filho

[email protected]

ARLS Salim Bittar

Or.: de Ituiutaba-MG

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias