Segunda, 02 de Agosto de 2021
(34) 99869-4433
Política Política

Simone Tebet mostra potencial como terceira via em 2022

Simone Tebet mostra potencial

22/07/2021 04h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Simone Tebet com atuação consistente na CPI da Covid e apoio de integrantes do partido, senadora figura como um dos nomes para romper a polarização entre Bolsonaro e Lula - Foto: Divulgação
Simone Tebet com atuação consistente na CPI da Covid e apoio de integrantes do partido, senadora figura como um dos nomes para romper a polarização entre Bolsonaro e Lula - Foto: Divulgação

Sem cometer excessos na polarização predominante no cenário político, a senadora mato-grossense Simone Tebet firma o seu nome no MDB para as disputas presidenciais de 2022, com respaldo da legenda. Políticos e especialistas apontam que muita coisa pode mudar, e não há certeza de que Tebet venha a ser a cabeça da chapa na composição com partidos como DEM, PSDB ou PSL, por exemplo. Mas, os ventos sopram a favor da parlamentar de centro, que tem atuado de forma consistente na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid.

O MDB tem se revelado uma oposição de centro ao governo, posicionamento que agrada a muitos integrantes do meio político que procuram um o candidato de terceira via. Para membros da legenda, é seguro dizer, anda, que figuras como o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (TO), não incomodam. Isso porque, apesar do destaque no parlamento e da adesão a Jair Bolsonaro, a dupla não tem controle regional da sigla.

O afastamento do MDB do governo começou ainda no fim de 2019, com a candidatura do presidente do partido, Baleia Rossi (SP) à presidência da Câmara, contra o candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL). No Senado, Tebet foi a primeira mulher a concorrer à presidência da Casa. Mediu forças com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas ficou sozinha na disputa e não teve apoio do partido. Após o pleito, que ocorreu em 1º de fevereiro, as lideranças emedebistas mantiveram a tônica de independência, recusando-se a fazer coligação com o Centrão.

Na corrida para 2022, a senadora aparece como um nome para a terceira via, à frente de partidos como PSDB e DEM, que ainda enfrentam cabos de guerra internos em torno da definição dos próprios candidatos. E, embora não seja tão conhecida como Lula, Bolsonaro ou Ciro Gomes (o pedetista também se apresenta como terceira via), não tem a rejeição dos dois primeiros e pode agradar diferentes setores da sociedade, por ser mulher, progressista, mas conservadora na economia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 01h24 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

14° Sensação
22.2 km/h Vento
47.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias