PMU
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

12/09/2019 06h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

PEDIU LICENÇA

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, informou nesta quarta-feira (11) que o colega Leonardo Azeredo dos Santos – que queixou-se de receber um “miserê” de R$ 24 mil mensais – apresentou um atestado médico e está afastado das funções.  

 

MEMES

Salário “miserê” de R$ 24 mil vira brincadeira na internet. Já são vários os chamados “memes” envolvendo declarações do procurador Leonardo Azeredo dos Santos sobre o contracheque dele.

 

SUSPEITA

Carlos Bolsonaro é investigado por suspeita de empregar funcionários “fantasmas”. Dois procedimentos em tramitação no Ministério Público apuram contratações irregulares no gabinete dele na Câmara do Rio.

 

NOVO TRIBUNAL EM MINAS

O senador Rodrigo Pacheco (DEM) comemora decisão do STJ de criar novo Tribunal Federal em Minas. O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, nesta quarta-feira (11), por unanimidade, o anteprojeto de lei que cria o TRF da 6ª região, com sede em Minas Gerais. A criação do tribunal, uma das principais bandeiras de campanha do senador junto aos jurisdicionados, depende, agora, da aprovação do projeto de lei pelo Congresso. 

 

VOTOU A FAVOR

O senador Rodrigo Pacheco, líder do Democratas no Senado, votou a favor do projeto de lei (PL 3528/2019), estabelecendo que advogados e juízes fiquem na mesma altura durante audiências no Poder Judiciário. O texto, aprovado nesta quarta-feira (11), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), altera o artigo 6º da Lei 8.906/94 e estabelece que, durante as audiências de instrução e julgamentos, os advogados devem permanecer no “mesmo plano topográfico e em posição equidistante” em relação ao magistrado que as presidir. 

 

TRANSPARÊNCIA DOS DEVEDORES

Os contribuintes em Minas que estiverem inscritos em dívida ativa pela Fazenda Pública podem ter os nomes e o montante do débito divulgados, caso o projeto de lei 952/19 seja aprovado na Assembleia Legislativa. O texto recebeu ontem parecer favorável pela constitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

 

RELATOR EM PROL DOS MUNICÍPIOS

O deputado Aécio Neves será o relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 061/2015) que prevê a transferência direta de recursos federais para estados e municípios, através de emendas parlamentares feitas ao Orçamento da União. A PEC é uma importante reivindicação dos municípios brasileiros e, se aprovada, vai desburocratizar o processo de liberação de emendas federais, hoje com recursos transferidos obrigatoriamente por meio de um ministério ou de órgão intermediário.

 

REIVINDICAÇÕES

O prefeito de Uberaba Paulo Piau está em Brasília desde ontem, visitando o gabinete dos deputados federais Newton Cardoso Júnior, Lafayette de Andrada e Fábio Ramalho, assim como o senador Carlos Viana. A pauta das reuniões está sendo em torno das necessidades de Uberaba e região, liberação de recursos, gasoduto, investimentos na área de iluminação de LED, energia solar, para que Uberaba se mantenha no foco da busca por melhor infraestrutura, geração de emprego e renda. A agenda do prefeito em Brasília continua nesta quinta-feira (12).

 

LEI DAS CESARIANAS

O deputado Raul Belém (PSC) propôs o projeto de lei 1.081/2019 que dispõe sobre a garantia da gestante e parturiente, atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a possibilidade de optar pelo parto cesariano a partir da trigésima nona semana, assim como pela analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal. A autonomia individual confere à gestante o direito de, bem orientada pelo médico que a acompanhou durante o pré-natal, escolher o procedimento de sua preferência, pelo qual a criança nascerá, sendo certo que as intercorrências havidas no momento do parto serão levadas em consideração para, eventualmente, adotar-se um caminho diverso daquele, a princípio, almejado, seja ele o parto vaginal em todas as suas modalidades, bem como a cesariana.

 

MULHER DESTAQUE

Será nesta sexta-feira (13) a entrega do Título Mulher Destaque do Ano de 2018 - Edição 2019, pela Câmara Municipal de Uberaba. Serão homenageadas a maquiadora Ana Carolina da Silva Santos (Cleomar Barbeirinho/PHS), a varredora de rua Andreza Santos da Silva (Kaká Carneiro/PL), a motorista de ônibus da Empresa Líder, Creusa Gonçalves de Melo (Elias Divino da Silva/PHS), a empresária e dona da Porto Alegre Pizzaria, Elisete Maria Mocellin Jacinto de Souza (Fernando Mendes/PTB), a agropecuarista e coordenadora da ABCZ Mulher, Iara Maria Vieira Marquez (Agnaldo José da Silva/PSD), a professora e assessora de Relações Públicas da Uniube, Maria Beatriz Bucchianeri Russo Rodrigues (Alan Carlos da Silva/Patri), a empresária e dona da loja Superkasa, Marta Eliane Lopes Nunes (Almir Silva/PL), a promotora de Justiça Monique Mosca Gonçalves (Denise da Supra/PL), a dona de casa Oscarina Ferreira Arantes (Thiago Mariscal/MDB), a pastora da Igreja Ministério Comunidade Viva Priscila Francisco de Oliveira Ramos (Samuel Pereira/PL), a pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular Regiane Evangelista Chaves Isidoro (Varciel Borges Rodrigues/PTB), a assessora parlamentar Rosana Aparecida Capucci (Chiquinho da Zoonoses/MDB), a assessora da presidência da Codau, Rosangela Maria Silva (Rubério dos Santos/MDB), e a fotógrafa Teresinha de Sousa Cabral (Ismar Marão/PSD). 

 

IDEAS FOR MILK

A Caravana 4.0, série de eventos de mobilização que compõe o Ideas for Milk, já passou por universidades de quatro estados em 2019 e chega na Fazu na sexta-feira, dia 20 de setembro, às 19h30. 

 

CARAVANA 4.0

Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite irão visitar instituições de ensino superior em todo o país para conversar com professores e estudantes sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da Caravana 4.0 é motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite.

 

INTERINIDADE

Em busca de fortalecer a parceria comercial e abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros, a ministra Tereza Cristina embarcou ontem para a região do Oriente Médio. Entre os dias 11 e 23 de setembro, a ministra visitará quatros países árabes: Egito, Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos. Em sua ausência, o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, assume interinamente a Pasta.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias