Sexta, 24 de Setembro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Social

Olésia Borges

Florada dos Ipês...

24/07/2021 04h00
Por: Euripedes Antonio Campos
Tim... Tim. A empresária Ana Keyla Cartafina brinda o seu dia especial neste domingo (25), nas comemorações do seu aniversário
Tim... Tim. A empresária Ana Keyla Cartafina brinda o seu dia especial neste domingo (25), nas comemorações do seu aniversário

Florada dos Ipês...

... É impossível ficar alheio ou não se encantar com a beleza e exuberância da Florada dos Ipês. As cores das   flores dos Ipês   estão por toda a parte, na cidade e no campo de diferentes rincões do cerrado brasileiro. O pau-Brasil é considerado a árvore nacional e o Ipê a flor nacional. As flores do Ipê, possuem a forma de um funil, como se fossem uma cornetinha e, podem ser amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. A florada dos Ipês acontece entre os meses de junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Suas belas flores colorem especialmente a região do cerrado brasileiro, caindo após uma semana de florescer, quando então cobrem o chão como um tapete de rara beleza. A típica árvore de Ipê e suas flores são muito conhecidas, não só pela sua beleza e exuberância, mas também pela sua ampla distribuição em várias regiões do Brasil. Os ipês são caducifólios, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno, podemos até afirmar, que o Ipê é um bom exemplo de “resiliência”. 

 

Resistencia e durabilidade...

...O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O Ipê também é conhecido como “pau d’arco”, porque os índios utilizavam sua madeira para fazer arcos de caça e defesa. Ou seja, há muito tempo o ipê é utilizado como matéria-prima em razão da boa qualidade da sua madeira, tendo como características, sua alta resistência aos parasitas e à umidade, além de grande durabilidade, mesmo em condições desfavoráveis, quando utilizado em locais de fácil apodrecimento. Considerado uma madeira nobre, o Ipê possui um material excelente para estrutura de obras, em ambientes externos e até mesmo em detalhes decorativos. Pode ser usado também em construções de pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, na fabricação de instrumentos musicais, de portas e janelas, dentre muitas outras finalidades.

 

Na ALTM...

...O presidente da Academia de   Letras do Triangulo Mineiro (ALTM), João Eurípedes Sabino recebeu na última quinta-feira a ilustre visita de Bernardo Sabino, filho do grande escritor Fernando Sabino.  Bernardo acompanhado do ator uberabense Milo Sabino estiveram na ALTM apresentando um projeto, já iniciado, tendo em vista a implantação em nossa cidade da Regional do Instituto que leva o nome daquele notável escritor. O ator Milo Sabino cedeu sua residência para sediar aquele projeto, voltado para o público. A visita de Bernardo e Milo a ALTM teve como objetivo buscar a parceira daquela Academia para a iniciativa que, deverá projetar Uberaba e homenagear o grande escritor Fernando Sabino, projetando ainda a nossa cidade, no cenário brasileiro.

 

No shopping Uberaba ...

...O Projeto Arte na Chita, que existe há cinco anos, em nossa cidade, por iniciativa da jornalista e apresentadora Evacira Coraspe   desataca até o final de julho, no shopping Uberaba o belo trabalho das “chiteiras”. A mostra aberta no último dia 19 de julho, ocupa o Espaço Integração daquele mall, com acesso rápido pela entrada B. O projeto é uma atividade da vertente do bordado terapêutico, que objetiva   ensinar mulheres a bordar, com o tecido da chita aumentando assim a renda familiar das alunas. Vale conferir.

 

Falando no shopping...

...Os jornalistas Ricardo Bagnete e Leonardo Patrus entrevistaram na última quinta-feira, em Uberlândia, a convite da Band Triangulo, o superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela.  Durante a entrevista ao programa BAND Entrevista, Guilherme contou um pouco da história do Shopping Uberaba, que acaba de entrar no seu 23º ano de atuação. Guilherme falou, também,  sobre o difícil momento de enfrentamento da fase mais crítica da pandemia do  coronavírus.  

 

35 anos...

... O Grupo San Marco tem bons motivos para comemora o seu 35º aniversario. A San Marco   começou a sua história em nossa cidade na data de 23 de julho de 1986. O Grupo atualmente representa as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Caoa Chery, tendo como proposta e missão, proporcionar aos seus clientes a melhor experiência na aquisição do seu veículo e nos serviços de sua oficina. Marcando os seus 35 anos de fundação, a empresa apresentou uma live mostrando a sua nova identidade visual. Desde o início de suas atividades o grupo empresarial, genuinamente uberabense, colocou no mercado mais de 45.000 veículos. Somando-se a outros segmentos em que também   atua, o Grupo San Marco gera 135 empregos diretos, figurando como uma das principais empresas arrecadadoras de impostos na região. De acordo com o diretor Paulo Marcos Guimarães Junqueira Filho, o bom trabalho de marketing, produto e planejamento proporcionam à San Marco superar a pandemia da Covid-19. Os produtos comercializados pela San Marco têm assegurado as primeiras posições no volume de vendas, em níveis local e regional.

 

 Gratidão...

... A Associação de Acolhimento ao Idoso - Anjos do Bem, inaugurada no último dia 19 de julho, agradece a todos as pessoas e importantes   parceiros que contribuíram, de alguma forma, para a concretização do sonho daquela sede própria. A edificação daquele novo espaço de convivência de idosos é um importante conquista não só para as pessoas diretamente envolvidas no projeto, mas, também para toda a cidade de Uberaba. Parabéns a todos que contribuíram e   continuarão ajudando aquela casa de acolhimento ao idoso...

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olésia Borges
Sobre Olésia Borges
Economista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos
Uberaba - MG
Atualizado às 18h23 - Fonte: Climatempo
32°
Nevoa seca

Mín. 19° Máx. 36°

30° Sensação
7 km/h Vento
24% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias