PMU
Câmera

Conser instala câmera de monitoramento rural

O monitoramento é feito online e 24h por equipes do próprio conselho e da Polícia Militar

12/09/2019 06h00
Por: Redação
Já foram instaladas três câmeras na área rural e serão implantadas mais 20 com verba arrecadada no Costelão deste sábado
Já foram instaladas três câmeras na área rural e serão implantadas mais 20 com verba arrecadada no Costelão deste sábado

 

Maria das Graças Salvador

O Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser), entidade sem fins lucrativos que foi fundado há quaro anos, saiu na frente do Cidade Vigiada, que será implantado na área urbana para garantir segurança em Uberaba e já instalou três câmeras para fazer o monitoramento rural, com câmeras instaladas em pontos estratégicos.

A informação é da presidente do Conser, Patrícia Cristina Lemos, a Patrícia Santa Fé, e do secretário da entidade, João Ângelo Guidi. 

Segundo eles, as duas primeiras câmeras, colocadas em projeto piloto, foram no Posto Caxuxa, próximo a Palestina, e a outra próxima à Agroneli. A terceira foi instalada no km 9 da LMG-798.

“O monitoramento rural é feito com o uso de câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), com o objetivo de coibir a criminalidade, o descarte irregular de lixo e as queimadas causadas por ação humana na zona rural de Uberaba. Nos próximos dias vamos instalar mais 20 câmeras cobrindo toda a área rural”, informa Patrícia, completando que os pontos foram selecionados pela polícia para garantir que toda a área rural do município seja protegida.

Segundo a presidente do Conser, Patrícia Santa Fé, o monitoramento é feito online e 24h por equipes do próprio conselho e da Polícia Militar (PM). O projeto Monitoramento Rural existe há mais de um ano e tem gerado resultados positivos. Ela destaca que Uberaba é a primeira cidade do país a implantar este projeto e tem dado resultado, já que proporcionou mais segurança onde foi instalado.

“Não colocamos as câmeras em rodovias, e sim nas estradas rurais. Uberaba tem aproximadamente 5 mil quilômetros de área rural e é uma área produtiva.  Somos recordistas na produção de diversas lavouras, como soja, milho, sorgo, mandioca e o trânsito na área rural é grande. Por isso temos de buscar segurança. O sistema dá uma resposta rápida e o objetivo é facilitar a vida da polícia. No primeiro dia da câmera instalada, houve um furto de trator na região, porém, quem estava levando o trator voltou, porque percebeu que estava sendo monitorado. O sistema também já ajudou em investigações e de assaltos e roubos de veículos. Também não houve nenhum ato de vandalismo nessas áreas”, observa. 

O projeto é todo custeado por produtores rurais e parceiros. Para instalar mais 20 câmeras, o Conser, com organização do Rotary, realiza neste sábado (14), das 12h às 18h, na Leilopec, o evento Costelão. Os participantes irão se deliciar de uma deliciosa costela assada, com atração musical, ao som de Cássio Facury & Leon e da dupla Bruno & Diego. O Costelão tem o apoio do JORNAL DE UBERABA. Os ingressos já estão à venda no Conser e Sindicato Rural de Uberaba ou pelos telefones 99860-2775 (Patrícia) e 99972-7233 (João Ângelo). Também será vendido na hora do evento. O valor é R$ 50,00. 

Os representantes do Conser reforçam que a área rural de Uberaba é muito extensa e o projeto auxilia a polícia a monitorar as estradas. E precisam da união de todos para garantir a segurança para a população, assim convidam a todos a participarem de uma tarde agradável de sábado, ao som de boa música e ajudando o projeto. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias