Sexta, 24 de Setembro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Triângulo Sul permanece com baixas temperaturas durante todo fim de semana

Triângulo Sul permanece

31/07/2021 04h00
Por: Redação
Na madrugada e manhã desta sexta-feira (30/7), nas partes mais baixas do Triângulo Sul aconteceram mínimas de, 3ºC e 2ºC, com geadas(foto: Creative Commons/Imagem ilustrativa)
Na madrugada e manhã desta sexta-feira (30/7), nas partes mais baixas do Triângulo Sul aconteceram mínimas de, 3ºC e 2ºC, com geadas(foto: Creative Commons/Imagem ilustrativa)

O frio deve continuar no sul do Triângulo Mineiro até o começo da semana que vem, com os termômetros subindo um pouco a partir da próxima segunda-feira (2/8), segundo previsão do Instituto Clima Tempo.

Frutal, a terceira maior cidade desta região, continua sendo a mais gelada e com previsão de menores temperaturas para os próximos dias. 

Nesta sexta-feira (30/7), em Frutal, a mínima chegou a 3ºC e geou durante a madrugada e no início da manhã. Para este sábado (30/7), a menor temperatura no município deverá chegar a 5ºC, mas sem geada.

 No próximo domingo (31/7) e no início da próxima semana, o frio intenso em Frutal permanecerá, com mínima de 9ºC e 10ºC, respectivamente. 

Já em Uberaba e Araxá, a terceira massa de ar polar seca esteve pouco menos rigorosa que Frutal e a temperatura mínima foi 4ºC. 

As duas maiores cidades do Triângulo Sul estão com previsões semelhantes para este final de semana: mínima de 9ºC no sábado (30/7) e 12ºC, no domingo (1º/8). 

Segundo a climatologista Wanda Prata, a região passou à isoterma de média de 4ºC. “Nas partes mais baixas, 3 e 2ºC, com geadas. Neste sábado, passará em 6/7/8ºC, domingo 9/10ºC e depois 12/13ºC durante a semana toda. A massa fria sai para o oceano e vai esfriando o litoral. 

Mas como é muito grande fica ainda o frio”, declarou. 

Ainda conforme a climatologista, as rigorosas quedas de temperaturas no Triângulo Sul acontecem devido à chegada de uma massa de ar polar seca, que veio da Antártida.

  “Houve um enfraquecimento do cinturão de ventos ao redor do continente antártico e há, neste momento, mais gelo marinho que o normal. Isso criou um cenário para poderosas e extremas ondas de ar frio no Hemisfério Sul e que alcançaram o Brasil”, explicou. 

Ainda conforme a climatologista, esta é a terceira massa de ar polar de 2021 e poderão acontecer outras massas de ar semelhantes, em agosto e setembro. 

“Além disso, o atual padrão atmosférico está favorável a novas chegadas de ar polar de forte intensidade. E não só para o final do mês de julho, como também para agosto e setembro, com risco de frio intenso na primavera”, comentou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 17h43 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 36°

31° Sensação
11 km/h Vento
23% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias