PMU
Sarampo

Exames de 5 suspeitos de sarampo foram enviados para Funed

Dos cinco casos suspeitos em Uberaba apenas uma pode ter sido infectada em São Paulo

13/09/2019 06h00Atualizado há 2 dias
Por: Redação
(Foto: Febrasgo.org/Divulgação)
(Foto: Febrasgo.org/Divulgação)

 

Maria das Graças Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando cinco pacientes com suspeita de sarampo em Uberaba. A informação é do diretor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Robert Boaventura de Souza.

Segundo ele, a situação está tranquila e todas as cinco pessoas estão em observação. “Fizemos o bloqueio, a vacinação e colhemos o material, que foi enviado para a Superintendência Regional de Saúde em Uberaba. Este material será enviado para Belo Horizonte [provavelmente para a Fundação Ezequiel Dias (Funed)], para fazer os exames em determinar o tipo de agravo destas pessoas. Pode ser sarampo, dengue, Chikungunya, ou Zika Virus. Os sintomas são parecidos e vamos aguardar o Estado liberar o resultado, que pode demorar ou não”, afirma Souza.

 

Casos – Dos cinco casos suspeitos em Uberaba apenas uma pode ter sido infectada em São Paulo, as demais são do município. Uma das pacientes é R.T., de 42 anos, residente em Uberaba, porém notificado no Hospital Metropolitano de São Paulo. No dia 24 de agosto a paciente apresentou tosse, coriza, artralgia, exantema e febre. Foi levantada a suspeita de sarampo, ainda em análise, porém com resultado detectável para influenza A/H1N1.

Já A.P.L., 20 anos, residente em Uberaba, foi notificada pela UPA Mirante no dia 1º de setembro, apresentando artralgia, exantema, prurido, febre. Foi coletada amostra para análise de sarampo/dengue, que ainda está em análise.

Outro paciente é E.O.O.D.B, de 01 ano, residente em Uberaba e notificado pelo Hospital da Criança. Nesta segunda (09), apresentou tosse, coriza, exantema e febre e foi realizada coleta de sorologia/swab para sarampo. A amostra ainda está em análise. Há relato de última dose de vacina triviral no dia 28 de março. Foi realizado bloqueio vacinal pela Central de Vacinas em domicílio e paciente teve alta nesta quarta (12).

Já a paciente C.F.R, 19 anos, residente em Uberaba e notificada pela UPA São Benedito, apresentou tosse, coriza, artralgia, diarreia, exantema no dia 08 e evadiu da UPA no dia 09. Foi coletada amostra de sorologia para sarampo e realizado bloqueio vacinal pela Central de Vacinas.

D.C.O.M, 15 anos, residente em Uberaba e notificada pela UPA Mirante, no dia 05, com conjuntivite, presença de caroço atrás da orelha e pescoço, dor nos olhos, febre. Foi coletada amostra de sorologia para sarampo e já encaminhado informações para Central de Vacinas para bloqueio vacinal. Permanece internada até o momento.

A SMS conclama as pessoas para irem até os postos e vacinarem. Lembra que a dose zero da vacina contra sarampo segue em Uberaba, para que sejam imunizadas crianças de seis meses a 11 meses.

Segundo dados da Secretaria, foram aplicadas 3.666 doses da vacina Tríplice Viral no Município desde 1º de agosto até esta quinta-feira (12).

Das doses aplicadas, 690 se referem à dose zero; 1.591 doses se referem à população de um a 29 anos de idade; enquanto 1.146 doses se referem à faixa etária entre 30 a 49 anos. Pessoas a partir de 50 anos somam 239 doses.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, com dados do dia 11, em Minas Gerais já são 489 casos suspeitos de sarampo, sendo 183 descartados, 288 sob investigação e 18 foram confirmados, sendo 10 deles em Uberlândia, que também investiga outros 58 casos suspeitos.

A Secretaria de Saúde reforça, ainda, da importância de manter o calendário vacinal atualizado e que a vacina Tríplice Viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 16 horas para a população com idade entre 12 meses e 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias