Domingo, 24 de Outubro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Vinhos & Tal

Vinhos Rosés, uma tendência cada vez mais forte

Vinhos Rosés, uma tendência cada vez mais forte

20/08/2021 04h00
Por: Redação
CANAPES FINOS
CANAPES FINOS

Logo no início da página VINHOS & TAL, há quase três anos, quando falei sobre os estilos de vinho, dediquei uma página ao vinho rosé, um vinho tranquilo “irmão “do vinho branco, mas que também tem seu “pezinho”, no tinto. Na época falei do grande preconceito que existe, quando muitos acham que vinho rosé é bebida de mulheres. Naquela época, já alertava para o grande crescimento deste estilo de vinho, cujo movimento é muito forte nos EEUU, França, Itália, Espanha e Alemanha, em especial. Hoje, após ler um artigo da Tecnovino, periódico espanhol, dedicado aos temas que permeiam o mundo do vinho, me deparei com uma informação de um importante relatório, o Rosé Wines World Tracking, que mostra o grande crescimento do consumo deste vinho, tanto no velho como no novo mundo! Aproveito para dividir com vocês esta informação, replicando aqui, parte desta matéria com dados deste relatório. Uma boa leitura!

 

O mercado do vinho rosé em números

Os números de Agosto de 2021, apontam que os vinhos rosés, representam 10% da produção mundial total. Isso significa que 23,5 milhões de hectolitros deste caldo rosa (e suas matizes) são consumidos em todo o mundo! França, Espanha e Itália se destacam como os maiores produtores mundiais.

Em termos de consumo, historicamente, este segmento vem crescendo desde 2002, representando um aumento de 23%, em relação aquele ano.

 

Quem lidera na produção e no consumo

Neste mercado o comércio mundial é liderado pela França em valor e pela Espanha em volume. O consumo mundial está estimado em 23,5 milhões de hectolitros em 2019, sendo que esta produção oscila entre 23 e 26 milhões de hectolitros. A França é responsável por 35% do consumo mundial total, os EUA (15%) e a Alemanha (7%). Estes são os principais mercados para este tipo de vinho, cujos dados são disponibilizados pela Rosé Wines World Tracking, entidade formada pelo Conselho Interprofissional da Provença e FranceAgrimer, que publicou o seu mais recente relatório sobre a produção, consumo e comércio exterior de vinhos rosés no mundo, com dados encerrados em 2019.

 

Comércio mundial

No que se refere ao comércio mundial, a França em volume e os Estados Unidos em valor são os principais importadores, com posições importantes também no Reino Unido, Alemanha e Bélgica.  O relatório destaca ainda, que a Austrália, que antes era um exportador a granel de vinho rosé, agora é um importador. Outro dado importante é que a Espanha responde por 41% das exportações mundiais de vinhos rosés em volume, mas apenas 18% do valor, enquanto a França representa 34% das vendas externas mundiais em euros, embora apenas 14% em litros. Um fato interessante é que as vendas de vinhos rosés espanhóis para a França continuam a ser um dos principais fluxos mundiais para este tipo de vinho.

 

Vinho rosé no Brasil

O Brasil tem oferecido ao mercado excelentes vinhos Rosés, de muita qualidade!  Embora não tenha dados sobre produção e consumo destes vinhos no Brasil, sabe-se que é um estilo de vinho que tem conquistado muitos adeptos (de ambos os sexos)! Outra coisa que se sabe é que este vinho é mais consumido nos meses de alta temperatura e está muito associado à praia, piscina e eventos ao ar livre. Aliás, todas as indústrias que se propuseram à envasar e vender vinhos em lata, nos últimos tempos, tem colocado em seu portfólio uma opção de vinho Rosé, já que parece agradar bastante, aos jovens consumidores, mais afeitos às novidades e ao consumo de vinhos sem cerimônia!

 

Dicas de vinhos e harmonizações

Itália

Vinho espumante rosé italiano produzido pela vinícola Freixenet na região da Veneto com a(s) uva(s) Glera, Pinot Noir

Vinícola: Freixenet

Tipo: Espumante Rosé

Conteúdo: 750ml

Uva: Glera, Pinot Noir

Teor Alcoólico: 11,0%

País: Itália

Região: Veneto

Serviço: 8º

Harmonização: Bruschetas, frios, antepastos

 

Francês

Vinho frânces bem popular e um dos mais consumidos no mundo. No Brasil faz o maior sucesso!

Vinho Rosé Piscine Stripes Rose

Tipo: Tranquilo

Conteúdo :750ml

Uva: 100% com a casta Negrette, também conhecida pelas denominações Négralet, Négret, Negretto e Noirien,

Vinho: Rosé Seco

Alcóol:  11%

Serviço: entre 11º e 8º

Harmonização: Peixes e frutos do mar, queijos frescos, sobremesas

 

Espanha

Vinho Rosé TORO DE ESPAÑA

Produtor: Capel Vinos Ltda

Conteúdo: 750ml

País :Espanha

Região: Espinardo

Uva :100% Tempranillo

Alcóol: 11%

Volume: 750ml

Serviço: 10º

Harmonização: Massas com frutos do mar, Paella Marinera, Queijos, Saladas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Alberto Pereira
Sobre Carlos Alberto Pereira
Enófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446
Uberaba - MG
Atualizado às 09h54 - Fonte: Climatempo
19°
Chuva fraca

Mín. 17° Máx. 30°

19° Sensação
15 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias