Sábado, 20 de Abril de 2024 05:26
Cidade Reflexão

FLL: Feira do livro de Lisboa (Brasil/Portugal)

FLL: Feira do livro de Lisboa

22/08/2021 04h00
Por: Redação

Arahilda Gomes Alves

 

Se entre Portugal/Brasil há histórias de um período colonial entremeado de uma colonização de feitos marcantes, a frase de Pedro Iº, às margens do Ipiranga ao exclamar “laços fora, soldados”, consolidou a amizade de dois países-irmãos pela sua pujança de terras férteis e de ricos minérios.

Hoje, Portugal com suas tradições, enfeita o cenário europeu como o Brasil, na América do Sul em meio a outras terras irmãs.

Países se projetam pela sua honorabilidade e respeito, através de sua cultura. Brasil e Portugal se unem para o 91° Festival do Livro de Lisboa. A grande Rede Sem Fronteiras, capitaneada pela incansável jornalista /escritora Dyandreia Portugal, uma vez mais se projeta com centena de filiados. Atinge mais de vinte países levando parte de seus escritores em presença, porque a pandemia não foi extinguida totalmente do cenário mundial.Com programação extensa, lança mais uma Antologia. Centenas de participantes, em prosa e verso. O programa ricamente elaborado, homenageia ilustres nomes como Tom Farias, Tania Zagury e Dalma Nascimento convidados de honra.

Integrada a essa gigante rede de comunicação- a Rede sem Fronteiras e Letras Graciosas- se expandiram como gigantes no cenário lusófono.

De Uberaba, esta que assina mais uma crônica (desde 2018), terá dois livros na Feira do Livro de Lisboa. A professora que lhes fala, apresenta a tríade- As três meninas. Trazem conotação ricamente ilustrativa permeando três histórias: A menina que cantava, a que semana poesias e a que pensava demais. Desenvolve ações didáticas através da música e da poesia associando-as a grandes nomes da literatura e da música internacionais.

O segundo- Conta Cantos- contém trovas, sextilhas, poemas e acrósticos, mais voltados ao existir no confronto da realidade humana, de uma busca baseada no livre arbítrio.

Como participante, uma vez mais, representarei nossa cidade-Uberaba- daqui das Minas Gerais, Brasil com seus dois livros acima anunciados.

Uma vez mais, nossa Rede Sem Fronteiras é convidada do estande D51 parque Eduardo VII com uma programação variada da cultura brasileira. A Coletânea reúne mais de 300 coautores acontecendo no período de 26 de agosto a 12 de setembro do ano em curso.

Nos dizeres da fundadora da Rede, Dyandreia Portugal: “Juntos somos mais fortes! ”

 

Arahilda Gomes Alves - Cadeira 33 ALTM; vice-presidente -2ª-gestão; membro Academia Poetas Portugueses e Academia Letras e Artes Portugal; cônsul Poetas Del Mundo; Academia Internacional do Brasil; diretora cofundadora Fórum Articulistas de Uberaba e Região. Partícipe Rede Sem Fronteiras; sócia Poemas à Flor da Pele.  Dois primeiros lugares em Contos (R.S) e Feira do Livro (México). Crônica (2018). Escreve crônicas no JU desde 1993.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reflexões
Sobre Reflexões
Artigos diários
Ele1 - Criar site de notícias