Cria Criança
Tempo

Defesa Civil emite alerta devido previsão de tempo seco e quente

A umidade do ar deve ficar em torno dos 15%

15/09/2019 06h00
Por: Redação
Defesa Civil alerta a população de Uberaba para a baixa umidade - Foto: Divulgação
Defesa Civil alerta a população de Uberaba para a baixa umidade - Foto: Divulgação

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) alerta a população de Uberaba que a presença de uma massa de ar seco sobre a cidade deixará a umidade relativa do ar baixa nos próximos dias. Segundo informações da Defesa civil, a umidade do ar deve ficar em torno dos 15%, principalmente no período da tarde, sendo que o ideal para a saúde humana é umidade média de 60%.

Diante disso e das altas temperaturas, a Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre às 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta ainda que as pessoas evitem a prática de exercícios físicos nesses horários.

Com o tempo seco também aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, a Defesa Civil recomenda à população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios, devem, conforme a Defesa Civil, ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça. Não atirar pontas de cigarros para fora dos veículos e não fazer queimadas são outras advertências.

Outros cuidados durante este período são: beber muita água e sucos naturais para evitar a desidratação; preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; evitar frituras; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água; evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele e em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

Em caso de incêndio em mata ou floresta, a população deve avisar imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190).

 

Calor intenso altera rotina e alimentação nas escolas municipais

A Secretaria de Educação informa que todos os diretores das unidades escolares são orientados a facilitar ainda mais o acesso à água e, também, a diminuir as atividades que exijam muitos esforços, bem como permitir roupas mais leves, entre outras atitudes que amenizem as condições climáticas do momento.

No Cemei Solange Aparecida Cardoso, por exemplo, as crianças tiveram atividades com água e no Cemei Professor João Wilson de Freitas, as crianças menores estão ficando somente de fralda e os alunos maiores em brincadeiras e atividades mais leves como leitura, cantigas, e outras que também envolvem água, como banho não muito demorado com mangueira.

Sheila Messias, diretora da Escola Municipal Frederico Peiró explica: “Incentivamos a tomar água sem impedimento de o aluno ir aos bebedouros e priorizamos atividade de Educação Física embaixo das árvores usando jogos sem esforço e leitura ao pé da árvore na Praça do Museu do Dinossauro”, conta.

Na Escola Municipal Uberaba, como não tem jardim no espaço interno, algumas atividades são feitas na praça em frente, sob a sombra das árvores. Já na Escola Gastão Mesquita Filho, as atividades fora da sala de aula promovem mais bem-estar e aguar o jardim também ajudou a aumentar um pouco a umidade do ar. Por lá, as crianças estão sempre com garrafinhas nas mãos.

A chefe da seção de Alimentação Escolar e Nutrição, Mariana Pangoni, aponta para a mudança de alguns itens no cardápio, como mais sucos, saladas de frutas e refeições com ingredientes mais leves.

A Secretaria de Educação oferece total autonomia para as equipes de cada unidade fazerem as adequações necessárias para enfrentar o tempo extremamente seco e quente, usando de fórmulas criativas e de bom senso para cada local.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias