Sexta, 24 de Setembro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Cidade

Pesquisadores identificam nova espécie de crocodilo que viveu em Uberaba há 80 milhões de anos

Pesquisadores identificam nova espécie de crocodilo

14/09/2021 04h00
Por: Redação
Nova espécie crocodilo Eptalofosuchus viridi Uberaba — Foto: Júlia d'Oliveira/UFTM
Nova espécie crocodilo Eptalofosuchus viridi Uberaba — Foto: Júlia d'Oliveira/UFTM

Pesquisadores identificaram uma nova espécie de crocodilo que viveu em Uberaba no Período Cretáceo Superior, há 80 milhões de anos. Batizado de Eptalofosuchus viridi, o crocodiliforme tinha 40 centímetros de comprimento, era exclusivamente terrestre – ao contrário dos jacarés e crocodilos modernos – e se alimentava de plantas e pequenos animais. Esta é a primeira espécie fóssil descrita para a unidade geológica chamada de "Formação Uberaba".

A identificação ocorreu mais de 50 anos após o fóssil ser encontrado durante a escavação de um poço em um posto de gasolina na zona sul da cidade, às margens da BR-050, em 1966.

Ainda na rocha, o material foi entregue à equipe do então Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que atualmente é a Agência Nacional de Mineração (ANM). No mesmo ano, o fóssil passou a fazer parte do acervo do Museu de Ciências da Terra (MCT), no Rio de Janeiro (RJ).

Em 2016, durante visita ao museu, o paleontólogo Thiago Marinho, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e o paleontólogo Agustín Martinelli, do Museu Argentino de Ciências Naturais, identificaram o pequeno bloco de rocha esverdeada contendo o fóssil. Então, Marinho pediu o material emprestado para estudado em Uberaba.

Na pesquisa, realizada entre 2017 e 2020, foi constatado que o fóssil se tratava de um fragmento de mandíbula de um pequeno crocodilo com alguns dentes preservados, que ainda não tinha registro nesta formação geológica.

Também foi observado que o animal, onívoro, conviveu com dinossauros herbívoros gigantes, como os titanossauros, grandes dinossauros predadores, como os megaraptores e pelo menos outras duas espécies de crocodilos, de hábitos carnívoros.

O nome Eptalofosuchus viridi faz alusão ao apelido de Uberaba, “a cidade das sete colinas”, e à típica coloração esverdeada da "Formação Uberaba".

Segundo Marinho, o fóssil será devolvido ao MCT por ser um material tombado da coleção do museu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 18h23 - Fonte: Climatempo
32°
Nevoa seca

Mín. 19° Máx. 36°

30° Sensação
7 km/h Vento
24% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias