Domingo, 24 de Outubro de 2021
(34) 99869-4433
Geral Cláudio Humberto

‘Aberrações’ fazem senador pedir mudanças no STF

‘Aberrações’ fazem senador pedir mudanças no STF

18/09/2021 04h00
Por: Redação
Gazeteiros históricos
Gazeteiros históricos

“Mais uma vez um depoente que não diz nada com coisa nenhuma

Senador Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o depoimento de ontem da CPI da Pandemia

 

‘Aberrações’ fazem senador pedir mudanças no STF

Na primeira sessão do Senado após os atos do dia 7, quando se destacaram as críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Lasier Martins (Pode-RS) defendeu mudanças na forma de escolha e indicação dos ministros do Tribunal, além da criação de mandatos para os membros. Segundo Lasier, o STF “vem perdendo credibilidade” e se transformou numa Corte que “acusa e pune, se dizendo ao mesmo tempo vítima, produzindo por isso aberrações jurídicas inacreditáveis”.

 

Crítica contundente

Lasier afirmou que o STF age em sentido contrário à Constituição ao punir a livre expressão e atacar a inviolabilidade parlamentar.

 

Momento adequado

Para o político gaúcho, nunca houve “clima tão adequado” no Senado para propor mudanças no STF através de emenda constitucional.

 

Mandato e inelegibilidade

A proposta de Lasier (PEC 35/2015) impõe mandato de dez anos aos ministros do STF, além de inelegibilidade por 5 anos após deixar a Corte.

 

Lista tríplice

A escolha dos ministros sairia de uma lista tríplice elaborada pelos presidentes dos tribunais superiores, TCU, PGR e presidente da OAB.

 

‘Quebra de patentes’ pelos EUA era só factoide

Tão elogiada por manchetes e correspondentes brasileiros, a suposta “decisão” do governo Joe Biden de enfrentar a indústria farmacêutica e apoiar a quebra de patentes de vacinas acabou sendo um mero factoide. A representante de Biden na Organização Mundial do Comércio (OMC), Katherine Tai, se apressou para sinalizar para a esquerda americana - e para a imprensa - que faz parte do time dos bons. O problema é que não combinou com ninguém; nem com os aliados, nem com os laboratórios.

 

Ipsis litteris

Para o jornal Financial Times, a ideia “natimorta” do governo americano, na verdade, era só um “truque” para Biden jogar para a torcida.

 

Epidemia de lacração

Não houve qualquer trabalho ou articulação política de verdade por trás da nota oficial. Era só mais uma “lacração” para inglês ver.

 

Sem surpresa

Autoridades europeias contrárias à quebra de patentes enterraram a ideia na OMC. E já não se fala mais nisso.

 

Atraso de vida

Considerado “líder da bancada do atraso” na agência reguladora Anatel, Moisés Moreira, que “pediu vista” do edital de leilão de 5G entregue a sua repartição há 2 anos, disse que devolveria o processo esta semana.

 

Quem vai ressarcir?

Se atrasar por três dias a chegada de internet 5G, com seu pedido de vista, o conselheiro da Anatel terá provocado prejuízos de R$300 milhões ao Brasil, segundo estimou o ministro das Comunicações, Fabio Faria.

 

Ex-mulher é para sempre

A falta de nexo causal não impediu a maioria de oposição de convocar Ana Cristina Siqueira Valle, que nada tem com o objeto da CPI da Pandemia. Vai para o cadafalso por ter sido casada com Bolsonaro.

 

Eles não gostam do Brasil

O complexo de vira-latas levou o noticiário a relativizar a prévia do PIB divulgada pelo Banco Central com crescimento de 0,6% em agosto. Na verdade, a resultado foi 50% maior que as previsões do mercado.

 

Força do sol

Apesar de a Aneel jogar contra, a capacidade instalada de energia solar proveniente de grandes usinas finalmente ultrapassou o carvão como matriz elétrica. Segundo Absolar, são 3,8GW e 3,6GW, respectivamente

 

Pandemia sem mídia

A fuga das pessoas dos exames preventivos fez as mortes por doenças cardíacas subirem 7%. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, complicações cardiovasculares devem matar 400 mil pessoas este ano.

 

Governanças mundial

A deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ) representou o Congresso no II Leads 2021, encontro de líderes globais de 23 países, organizado pela Federation of Indian Chambers of Commerce & Industry.

 

Balanço global

Desde a primeira vacina, em dezembro do ano passado, o mundo aplicou até ontem 5,8 bilhões de doses de imunizantes contra a Covid; 42,5% da população do planeta recebeu ao menos uma dose.

 

Pensando bem...

...a pandemia vai acabar antes do lenga-lenga da CPI.

 

PODER SEM PUDOR

Gazeteiros históricos

Não é de hoje a falta de disposição dos deputados para o trabalho. Campos Salles, que presidiu o Brasil entre 1898 e 1902, enviou uma carta ao então presidente da Câmara, deputado Xavier da Silveira, em que solicita sua “intervenção” para “obter o comparecimento dos deputados na sessão da Câmara”. Campos Salles se queixa em sua carta de 8 de abril de 1901 que “até hoje não temos um Orçamento sequer votado pela Câmara”. E adverte: “Nada pode ser mais grave do que isto”. Vai mais além: “É preciso não só que (os deputados) compareçam, mas que permaneçam durante a sessão, pois a praga é: entrar por uma porta e sair pela outra”.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cláudio Humberto
Sobre Cláudio Humberto
Cláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.
Uberaba - MG
Atualizado às 08h13 - Fonte: Climatempo
19°
Chuva fraca

Mín. 17° Máx. 30°

19° Sensação
19 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias