Domingo, 24 de Outubro de 2021
(34) 99869-4433
Cidade Social

Olésia Borges

Chegada da Primavera...

21/09/2021 04h00
Por: Redação
Juliana Mendes e Ricardo Brischi durante o seu elegante casamento civil, no fim de semana, realizado em cenário paradisíaco
Juliana Mendes e Ricardo Brischi durante o seu elegante casamento civil, no fim de semana, realizado em cenário paradisíaco

Chegada da Primavera...

...A primavera começa oficialmente, no hemisfério sul, nesta quarta-feira, 22 de setembro, com o solstício ou equinócio da primavera. Este fenômeno astronômico marca o início das estações do ano e está relacionado com a posição do Sol em relação à inclinação da terra O equinócio da primavera marca, portanto, o momento exato do início da nova estação, também chamada de” estação das flores”, e, acontece amanhã, 22 de setembro, às 16 horas 21minutos. No solstício ou equinócio da primavera ocorre um fenômeno astronômico, o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério norte e no hemisfério sul.

 

Dia da árvore...

...No Brasil, a data de 21 de setembro, que antecede o início da primavera no Hemisfério Sul é o Dia da Árvore, sendo lembrado, tradicionalmente nas escolas e pela mídia. Apesar da tradição, a Festa Anual das Árvores, foi instituída pelo decreto nº 55.795 em   24 de fevereiro de 1965. No hemisfério norte o Dia Internacional das Florestas e da Árvore é comemorado e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO em 21 de março de 1971, por marcar o início da primavera naquele Hemisfério. O dia da árvore é uma forma de conscientização das pessoas sobre a importância dos biomas florestais para a vida no planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades, criando os chamados "espaços verdes". A atual crise hídrica e as alterações climáticas reforçam a importância da árvore para a vida, o clima e o equilíbrio do planeta.

 

Árvore símbolo...

...No Brasil, o Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nossa nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra a bandeira do Brasil. Além disso, entre os meses de agosto e setembro, época da florada do ipê-amarelo, comemoramos, também na data de 7 de setembro, o dia da Independência do Brasil.

 

Mariana e André ...

... Em mãos o convite do casamente dos queridos médicos Mariana Rodrigues da Cunha Cardoso e André Gambi Deienno, agendado para o dia 16 de outubro na Catedral Metropolitana de Uberaba. Conforme determina o protocolo contra a pandemia, a celebração religiosa do casamento de Mariana e André acontece de forma restrita, limitando-se apenas à participação dos seus pais, avós e padrinhos durante a celebração. Mariana é filha dos empresários Beatriz Rodrigues da Cunha e Carlos Alberto Carneiro Cardoso. O noivo é filho de Rosa Lídia Gambi Deienno e Ivan Deienno da sociedade de Ituverava/SP. Após a celebração religiosa, os noivos e seus pais recebem os convidados, (também em número limitado pela pandemia), no salão Vip da Casa do Folclore. 

 

No shopping Uberaba...

...A Primavera-Verão no Shopping Uberaba é uma festa. Além de ações promocionais das lojas, e várias atrações e personagens espalhadas pelo mall, nos fins de semana, acontecem atrações artístico-culturais todas as sexta-feira, às 19 horas. Foi agendado também para o próximo dia 3 de outubro, um desfile infantil com a participação das lojas Puket, Bibi e Tip Top. Aguardem.  Também está programada para iniciar em 15 de outubro, uma divertida ação para marcar o Halloweenn. Paralelamente, estão acontecendo interessantes encontros na Sala Ismar Rossetti, do Shopping Uberaba, visando aproximar cada vez mais, os empresários e lideranças comerciais, dos lojistas, para estreitar relações, trocar ideias e fortalecer o segmento.  

 

Dupla comemoração ...  

...O ano de 2022   vai  marcar  o centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da independência do Brasil. Para  comemorar estes dois eventos históricos  a Pinacoteca de São Paulo  tem como proposta  abordar tais efemérides a partir de uma  perspectiva crítica e,  uma série de exposições que contextualizam  estes  eventos como parte de um  processo mais amplo, conforme explica Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo. A Pinacoteca e o Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estão divulgando a programação para 2022, a partir desta visão crítica, examinando questões relacionadas à ideia de uma "identidade brasileira" e atualizando o debate de um ano marcado pela comemoração daqueles dois eventos. A história colonial do Brasil e a influência da arte europeia funcionam como norte para uma programação que dá uma nova visão aos debates oriundos da Semana de 22 e o bicentenário da Independência.

...  A programação das exposições acontece a partir de março de 2022, com mais de 10 exposições programadas para o primeiro e segundo semestres do próximo ano.  Entre os destaques a grande mostra panorâmica de Adriana Varejão que abre a temporada de exposições no dia 26 de março de 2022.  Uma boa oportunidade para um contraponto às celebrações do centenário do marco da arte moderna no Brasil, acrescentando novas camadas e perspectivas para esse debate.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olésia Borges
Sobre Olésia Borges
Economista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos
Uberaba - MG
Atualizado às 10h14 - Fonte: Climatempo
18°
Chuva fraca

Mín. 17° Máx. 30°

18° Sensação
17 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias