Domingo, 24 de Outubro de 2021
(34) 99869-4433
Saúde Minas Gerais

Governo de Minas vai lançar programa para reduzir fila de cirurgias eletivas

Em Mantena, governador anuncia liberação de recursos para terminar obra da UBS, paralisada há sete anos

24/09/2021 16h35
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (24/9), a liberação de R$ 729,3 mil para a finalização da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mantena, no Vale do Rio Doce, que estava paralisada há sete anos. Durante o anúncio, Zema explicou que a meta, após o controle da pandemia da covid-19 no estado, é desafogar a enorme fila de cirurgias eletivas que não puderam ser realizadas nos períodos mais críticos de transmissão do coronavírus,

“Há mais de 100 dias o número de casos, internações e óbitos tem caído de forma sistemática. E, agora, temos um grande desafio, que é colocar o sistema de saúde em dia, haja visto que as cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início da pandemia. São milhares de pessoas aguardando por uma cirurgia. E essa UBS vem para complementar, pois muitas pessoas que poderiam ter o seu problema resolvido numa unidade básica de saúde acabam sobrecarregando um hospital”, explicou.

De acordo com o governador, as unidades básicas de saúde têm um papel importante nos atendimentos de baixa complexidade. “Muitos casos podem ser solucionados na UBS. Com isso, o Sistema de Saúde fica preservado para cuidar de casos mais complexos”, ressaltou.

Legado

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, explicou que pleiteou junto ao Ministério da Saúde, há cerca de um mês, a manutenção de mais de 860 leitos de CTI pós-covid para que o legado permaneça em Minas Gerais.

“Na próxima quarta-feira volto a Brasília para cobrar um posicionamento do Ministério da Saúde para que a gente possa deixar uma estrutura muito mais robusta, especialmente de terapia intensiva e, como o governador falou, lançaremos no mês que vem um grande programa de incentivo de cirurgias. São mais de 300 mil cirurgias que o estado tem hoje na fila e queremos fazer dois anos em um para recuperar esse tempo perdido durante a pandemia”, disse.

Covid

Em relação à cobertura vacinal de combate à covid, 17.047 pessoas receberam a primeira dose em Mantena. A segunda já foi aplicada em 7.818 moradores.

Em fevereiro de 2020, no início da pandemia, a macrorregião Leste contava com 30 leitos de UTI. Agora, são 96 leitos, um alta de 220%. Em relação aos leitos de enfermaria, o crescimento foi de 576%.

O município conta com 6 leitos de UTI e 43 de enfermaria em dois hospitais: Hospital Evangélico de Mantena e Hospital São Vicente de Paulo.

Para o enfrentamento da pandemia, a macrorregião recebeu 66 equipamentos: 24 ventiladores invasivos, 7 bipap, 9 monitores, 5 cardioversores, 20 ventiladores de transporte e 1 monitor de transporte. Mantena recebeu 13, sendo 1 bipap, 9 monitores, 1 cardioversor, 1 ventilador de transporte e 1 monitor de transporte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba - MG
Atualizado às 09h13 - Fonte: Climatempo
19°
Chuva fraca

Mín. 17° Máx. 30°

19° Sensação
19 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias