Terça, 25 de Janeiro de 2022
30°

Nuvens esparsas

Uberaba - MG

Cidade Reflexão

Quem tem medo de sua voz?

Quem tem medo de sua voz?

07/11/2021 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:

Arahilda Gomes Alves 

Quem teria medo de comunica-se sabendo-se, que a voz é atributo a mais a ser acrescentado à personalidade de cada um? Talvez, não, se refletisse o Eu interior: sadio desprovido de sentimentos negativos como a soberba, a luxúria, a inveja, o egoísmo e até o mau humor! Também, as enfermidades! A sonoridade tímbrica desse instrumento rico e peculiar que nos envolve, transmite inflexões, que, em análise mais profunda, desvendam reações psicológicas aos menos desavisados, não havendo disfarces. A educação vocal revela tributos tantos, quanto se cuida da formação do intelecto, o que não se aprende somente, na escola, mas no cotidiano de uma comunidade em que se vive. Gritos são grunhidos animalescos, além de revelar mau hábito e falta de educação. Reticências e cacoetes ao falar, denotam insegurança, timidez, falta de conhecimento do conteúdo exposto, a que o professor atento ou a classe poderão julgar. A voz recebe cuidados, tanto quanto a aparência. Ter a voz clara, distinta, expressiva e correta é questão de técnica, que a voz falada ou cantada repassa aos ouvidos atentos de uma plateia ávida de conhecimentos. A voz é reflexo do ouvido, que reproduz o que se ouve, tanto quanto os olhos apreendem a imagem distorcida ou não. Isso começa dentro de casa, no ambiente familiar. Quem embala o bebê ao som de acalantos, terá uma criança dócil. O professor que dá aula aos gritos ou com voz de hipnotizador, falará a uma assembleia indisciplinada ou adormecida e apática, certamente. Tive alunos desafinados, porque nunca tiveram no ambiente familiar, quem cantasse ou escutasse música. O anacoreta, isolado do mundo exterior, não emitirá sons, se nunca os ouviu ou repetirá os que se ouve na floresta...

Há vozes defeituosas causadas por problemas patológicos e também psicológicos, que fogem ao professor de Canto, desde que o faça concomitante ao formador de voz. Nos muitos Congressos a que me inscrevera -  um, no Rio, dois em São Paulo e um triológico em Goiânia, sempre houve interação entre Otorrino, Foniatra e professor de Canto, na unificação de termos usuais das três áreas. Um mau professor de voz torna-se “assassino” dessa voz! Conselho aos cantores: não se canta na tonalidade desse ou daquele artista, simplesmente para equiparar-se em grandeza vangloriando-se de imitá-lo. Cada voz tem caracteres próprios somados à espessura e tamanho das pregas vocais, tais quais os instrumentos de corda, que soam graves, médios e agudos. Infringir tais componentes fisiológicos é contrariar a natureza humana de cada falante/cantante. Essas tentativas so trarão cansaço, desgaste, calos vocais e outras disfonias, com repetição constante criando problemas psicológicos e sociais.

Insistir nesse assunto, que me valeram 35 anos de experiência nas áreas de técnica vocal, canto coral e impostação vocal, me é salutar, embora se tenha todo um dia dedicado à voz, o mais caro (nas duas expressões) dos instrumentos e o mais fácil de “carregar”.

Um dia para se comemorar e todos os dias para se conscientizar... 

 

Arahilda Gomes Alves - Cadeira 33 ALTM; vice-presidente -2ª-gestão; membro Academia Poetas Portugueses e Academia Letras e Artes Portugal; cônsul Poetas Del Mundo; Academia Internacional do Brasil; diretora cofundadora Fórum Articulistas de Uberaba e Região. Partícipe Rede Sem Fronteiras; sócia Poemas à Flor da Pele.  Dois primeiros lugares em Contos (R.S) e Feira do Livro (México). Crônica (2018). Escreve crônicas no JU desde 1993.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Reflexões
Reflexões
Sobre Artigos diários
Uberaba - MG Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias