Terça, 25 de Janeiro de 2022
24°

Nuvens esparsas

Uberaba - MG

Política Política

Lula cita possível reconciliação com Alckmin

Lula cita possível reconciliação com Alckmin

17/11/2021 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
Lula e Alckmin podem formar chapa para disputa presidencial de 2022
Lula e Alckmin podem formar chapa para disputa presidencial de 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (15) em coletiva de imprensa no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, que não há nada que o impeça de uma reconciliação com o antigo desafeto Geraldo Alckmin (PSDB). 

Lula, Alckmin e aliados iniciaram conversas para uma eventual união para disputa eleitoral de 2022. O tucano, que está prestes a deixar o PSDB, pode ser vice candidato à Presidência da República do petista, algo inimaginável há 10 anos, por exemplo. 

"Tenho extraordinária relação de respeito com Alckmin. Eu fui presidente quando ele foi governador (de São Paulo). Nós conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre mim e Alckmin que não possa ser reconciliado. Não há. Política é como jogo de futebol. Você dá uma botinada no cara, o cara cai chorando de dor, mas depois termina o jogo, se encontram, se abraçam, vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo", disse Lula ao ser questionado em Bruxelas. 

Lula não quis responder aos jornalistas se, de fato, será candidato pelo PT. "Já tenho 22 vices (presidentes). Já tenho oito ministros da economia. O vice tem que ser levado muito a sério, porque o vice pode ser presidente. Pode acontecer muitas coisas.O vice tem que ser uma pessoa que soma e não diverge com presidente", afirmou o petista. 

Debate entre Lula e Alckmin em 2006 teve momentos de tensão - Entre 1995, quando Fernando Herique Cardoso assumiu a presidência, até a saída de Dilma Rousseff, em 2016, PSDB e PT foram os principais adversários da política brasileira. 

Em 1994 e 1998, FHC venceu as eleições presidênciais no primeiro turno. Lula terminou na segunda colocação nas duas oportunidades. Já em 2002, o petista venceu a primeira. Naquele ano, Lula venceu o tucano José Serra no segundo turno. Quatro anos depois, Lula derrotou Geraldo Alckmin no turno decisivo. Nas eleições seguintes, Dilma Rousseff venceu José Serra e Aécio Neves, respectivamente. 

Em 2006, Lula e Alckmin realizaram bons debates no segundo turno. Mas também ocorreram trocas de ofensas. 

Alckmin, por exemplo, questionou Lula sobre gastos do cartão corporativo em debate da TV Band, e o petista não gostou.

"Não seja leviano. Não seja leviano. Não seja leviano. A única coisa boa que o Fernando Henrique Cardoso criou no governo dele foi examente o cartão corporativo. Pergunta (sic) para o Fernando Henrique Cardoso. Aliás, vocês não trouxeram ele aqui por quê? Vergonha?", respondeu o petista. Enquanto isso, Alckmin exigia "respeito". 

À época, o agora ex-tucano chamou de mentirosa a fala de Lula sobre possível privatização da Petrobras em eventual governo tucano. 

Nesta segunda-feira, sobre a eleição de 2006, Lula disse: "Disputei a eleição de 2006 com Alckmin, mas quero dizer que tenho profundo respeito ao Alckmin", disse o ex-presidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias