Cria Criança
Betim

Ripposati visita farmácia referência em fitoterápicos

A farmácia oferece 83 medicamentos fitoterápicos para pacientes do SUS

24/09/2019 06h00
Por: Redação
Vice-prefeito João Gilberto Ripposati esteve na Farmácia Viva de Betim
Vice-prefeito João Gilberto Ripposati esteve na Farmácia Viva de Betim

Cumprindo agenda fora de Uberaba, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati esteve na Farmácia Viva de Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A farmácia oferece 83 medicamentos fitoterápicos para pacientes do SUS, além de alimentos funcionais.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Uberaba Marco Túlio Machado Borges Prata e o secretário municipal de Meio Ambiente de Sacramento, Marinho Martins Severino acompanharam Ripposati na visita. O grupo foi recebido pela coordenadora da Farmácia, Jaqueline Guimarães.

Ela informou que parte da matéria-prima utilizada na produção dos medicamentos é fornecida por agricultores do Arranjo Produtivo Local (APL), que recebem treinamento e acompanhamento técnico para cultivarem as plantas medicinais de forma adequada e com controle de qualidade.

Em média são dispensados 6.500 medicamentos por mês, entre cremes, loções, xaropes, tinturas e pomadas, bem como alimentos funcionais como farinhas de berinjela, maracujá e banana verde, chia e hibisco, e toda a linha homeopática.

Jaqueline fez uma apresentação técnica do funcionamento da farmácia, em todas as etapas. “Objetivo da visita foi trocar informações sobre a farmácia viva, pois em Uberaba temos legislação específica, mas sua viabilização ainda está em fase de licitação”, explica Ripposati. A unidade de Betim é reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência em farmácia de fitoterápicos pelo SUS.

Ripposati levou para Jaqueline cópia da lei – de sua autoria, quando vereador, em 2002 – que criou a farmácia viva em Uberaba, já que em Betim não há legislação municipal específica. Ainda segundo o vice-prefeito, essa troca de conhecimentos é importante para que a unidade de Uberaba, quando pronta, seja exemplo em termos de qualidade.

“Essa visita também foi importante para conhecer a forma como eles trabalham com os produtores/fornecedores das plantas medicinais”, acrescentou Ripposati. De acordo com ele, há mais de 50 anos existem instituições comunitárias e filantrópicas desenvolvendo farmácia viva de forma voluntária em Uberaba.

O medicamento manipulado é enviado para a unidade solicitante, que o dispensa ao usuário. O tempo de espera para o recebimento do medicamento é, em média, dois dias úteis.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias