Terça, 25 de Janeiro de 2022
30°

Nuvens esparsas

Uberaba - MG

Cidade Cidade

Circuito Regional de Turismo Rural é lançado em Uberaba

Circuito Regional de Turismo

08/12/2021 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), lançou oficialmente o Circuito Regional de Turismo Rural do Triângulo, no domingo (5). Mais de 300 ciclistas percorreram os 24 km de trilhas até a Fazenda Nossa Senhora de Fátima, com saída dos portões do Parque de Exposições Fernando Costa, sede da ABCZ.

Na centenária propriedade rural, mais 650 visitantes foram recebidos pelo proprietário e presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges, seus familiares e colaboradores. Ele estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos; da diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio; do coordenador regional da Emater, Wilson Marajó Fernandes; do presidente do Sindicato Rural, Gilberto de Oliveira Dias, dentre outros parceiros. 

A Cachoeira dos Quartéis, localizada na fazenda, foi o principal atrativo, ao lado da exposição e comercialização de produtos rurais. A apresentação da Folia da Lapa e da Folia Divina Estrela abrilhantou o roteiro turístico, na comunidade da Baixa. Durante as últimas horas, as redes sociais atestaram o sucesso do evento, com postagens de fotos e vídeos. 

Para o secretário da Sedec, o evento foi um sucesso. "É o primeiro evento do turismo rural promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Uberaba. Pretendemos fazer mais eventos no próximo ano, de dois a três por ano, para criarmos um circuito turístico rural regional, esse é o objetivo. Temos várias fazendas históricas e cachoeiras e vamos criar esse circuito que trará visitação de pessoas de toda a região, e quem sabe de outros estados e talvez até do exterior. Uberaba tem esse potencial", frisou.

O proprietário Luiz Henrique deu boas-vindas aos visitantes, destacando a importância da natureza e do turismo, para sua preservação. A presença dos prefeitos de Conceição das Alagoas, Campo Florido e Pirajuba, Ivana Reis Oliveira, Renato Freitas e Airton Alves, respectivamente, consolida a proposta que os 20 municípios que integram o circuito desenvolvam seus roteiros turísticos.

Representando a Câmara Municipal, Pastor Eloisio frisou que o desafio de lançar o circuito foi cumprido com sucesso, destacando o trabalho intenso das lideranças do setor turístico. Segundo ele, os vereadores apoiarão as iniciativas para o desenvolvimento do turismo local e regional. Mesmo apoio externou o deputado estadual Delegado Heli Andrade, contando suas raízes no campo e a importância do turismo para a preservação do meio ambiente. 

O presidente do Sindicato Rural, Gilberto Dias, fez questão de falar das suas origens como proprietário rural na comunidade da Baixa e do prazer de ver o lançamento do Circuito de Turismo Rural ali. Ele homenageou a família que comanda a Folia da Lapa pelos 60 anos de dedicação à cultura tradicional, clamando para que as novas gerações prossigam o trabalho do patriarca. Wilson Marajó contou a história da Baixa e da Cachoeira dos Quartéis, onde as tropas brasileiras acampavam na Guerra do Paraguai. De acordo com ele, a presença de tantas pessoas e das lideranças políticas e classistas atesta o caminho certo do Governo Municipal em apoiar o turismo.

Por fim, o secretário municipal Rui Ramos agradeceu o apoio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau); da Secretaria Especial de Comunicação (Secom); da Secretaria do Agronegócio (Sagri); da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel); da Fundação Cultural de Uberaba "Antônio Carlos Marques" (FCU); o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS); da Secretaria de Saúde (SMS); da Secretaria de Educação (Semed); da Secretaria de Administração (SAD); e Gabinete. Bem como, dos patrocinadores do evento: Usina Delta; Sindicato Rural de Uberaba; Sicoob; Certrim; Sou Vaga Lume e Sesc Uberaba.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 16h46 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias