Prefeitura - Carnaval
Cultura

Evento reúne os mais influentes artistas urbanos do país

Luiz Hozumi

26/09/2019 06h00Atualizado há 5 meses
Por: Redação
Clayton Tomaz da Costa um dos organizadores do evento
Clayton Tomaz da Costa um dos organizadores do evento

 

O underground Street Session acontece neste final de semana, sábado e domingo, dias 28 e 29 na Galeria Alameda Brasil, rua João Pinheiro 353 ou entrada pela avenida Fidélis Réis 271. O evento é uma iniciativa do EPAU, “Eixo Plural de Artes Urbanas,” e reúne nomes influentes da arte urbana no país, possibilitando grande interação de todas as expressões culturais urbanas. Com entrada gratuita tem na programação Livepaint de Graffiti, Intervenção poética, workshops de produção musical e percussão além de discotecagem, apresentações musicais e batalhas de rimas e de Breaking.      

 

 CUTUCANDO A ONÇA

Praticamente todo mundo sabe o que significa a expressão “cutucar a onça com vara curta”. Aos que não conhecem explico que é uma locução muito usada quando percebemos que alguém está provocando outra pessoa, sem muito critério de defesa, e sabendo que a vítima é tão feroz quanto o próprio felino. O que acontece neste país, neste estado e, infelizmente, também nesta cidade é que a cultura e a arte têm sido repetidamente cutucadas com vara curta, porém a onça parece estar dopada.

A mansidão com que as classes artísticas têm reagido a tantas cutucadas tem transformado os provocadores cada dia mais em opressores seguros de si e de suas insanas opressões. A pouca reação de nossas onças, pintadas, pardas, selvagens, tem feito crescer uma onda de ódio e violência contra a razão, contra a arte e contra qualquer expressão humanista do viver em sociedade. A barbárie tem tomado conta de espaços de diálogos e introduzido uma espécie de ilusão ufanista na defesa de um conservadorismo tosco, de uma moral deturpada e de tradições ultrapassadas, preconceituosas e racistas.

Entendo o cansaço e a exaustão dos fazedores das artes tendo que defender o óbvio a todo instante, lutar contra fake news constantes e romper as barreiras da ignorância. Mas acordar a fera, mesmo que maltratada, enjaulada, desacreditada, significa além da própria sobrevivência e resistência, salvar tanto a caça, quanto o caçador e os espectadores que citam a expressão e se abstém de qualquer embate. Tomara que assim nem com vara curta e nem com nenhuma outra ideologia ainda menor, sejamos cutucados e atacados.

 

NOS CAMINHOS DA MÚSICA

Acontece nesta sexta, dia 27, o concerto da Orquestra Municipal de Uberaba, aberto ao público, pelo “V Nos Caminhos da Música”. O projeto é uma parceria entre o Centro Cultural da UFTM e a Orquestra Municipal, mantida pela Fundação Cultural de Uberaba.

A apresentação é às 19h30 com entrada gratuita no Auditório Turmalina,  rua Vigário Carlos, 100, bairro Abadia.

 

AMUR OFERECE CURSOS GRATUITOS 

A Associação das Mulheres Rurais de Uberaba - AMUR, está oferecendo cursos de Patch apliquê - às segundas feiras; Bordado livre - às terças feiras e

Crivo - às quintas feiras sempre das 13h às 16h. Todos os cursos são gratuitos e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no local e maiores informações pelo telefone 33323352, a AMUR fica na rua Senador Pena, 352 no Centro.

 

COMÉDIA ESPÍRITA TEM SESSÃO ÚNICA EM UBERABA

Nesta sexta, dia 27, acontece o espetáculo “Morrendo e Aprendendo” comédia que fala sobre a desencarnação de uma madame carioca materialista que, ao chegar ao outro lado da vida espera um “tratamento vip” por ter sido uma pessoa rica, mas acaba descobrindo quais riquezas de fato interessa acumular durante nossa passagem na Terra. O espetáculo é às 20h e tem renda revertida à Casa de Integração do Idoso Vovó Touca. 

 

CENTRO CULTURAL DA UFTM ABRE EDITAL PARA EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS

O Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abre no período de 30 de Setembro a14 de Outubro seu edital para seleção de artistas visuais para realização de exposições. O local para as mostras será no mesmo de funcionamento do Centro Cultural respeitando as características, o plano de trabalho, as dimensões e as atividades administrativas do espaço. A Chamada Pública e Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da instituição: www.uftm.edu.br

 

JAZZ NA COZINHA

Celebrando a chegada da primavera o trio de música instrumental Osmar Barutti (sexteto do Jô) Eduardo Machado (baixo) e Tarcísio de Oliveira (bateria) fazem a trilha de mais uma edição do Jazz na Cozinha. Na parte gastronômica a Chef Giuliana Horta prepara cardápio especial da culinária tailandesa. Nesta sexta às 21h na Casa di Giulietta, Coronel José Ferreira, 126. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

 

 

MOSTRA DE CENAS CURTAS DE TEATRO TEM INSCRIÇÕES ATÉ O FINAL DO MÊS

A Mínima Cena – Mostra SESI de Cenas Curtas é uma mostra competitiva de teatro que tem como objetivo estimular a criatividade e a produção teatral. Sua sétima edição acontece nos dias 02 e 03 de Novembro e está com inscrições abertas até o dia 30/09 aos interessados na competição das cenas e nas propostas de oficinas. Através do site www.sesiminasuberaba.com.br artistas e grupos tem acesso ao edital e ficha de inscrição.  

 

AGENDA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

Agenda do fim de semana da Fundação Cultural de Uberaba

24 a 29/09 – Exposição Peças inéditas de Chico Xavier doadas pelo jornalista Saulo Gomes 

Memorial Chico Xavier | 13h às 18h 

Realização: Fundação Cultural 

 

25/09 | Apresentação de Violoncelo da Ecau 

Conservatório de Música Renato Frateschi | 13h40

Apoio: Fundação Cultural 

 

26/09 | Abertura - Curso de Bordado “Mãos que bordam brilhos e sonhos”

Casa do Artesão | 15h 

Realização: Fundação Cultural

 

26/09 | Feira Gastronômica

Praça Magalhães Pinto | 19h

Apoio: Fundação Cultural 

 

27/09 | Concerto da Orquestra Municipal 

Auditório Turmalina da UFTM | 19h30

Apoio: Fundação Cultural 

27/09 | Feira Gastronômica

Praça Dom Eduardo | 19h   

Apoio: Fundação Cultural 

 

28/09 | Espetáculo no Circo do Povo 

Participação dos Palhaços do Balão Mágico Treco-Treco e Tralalá

Residencial Rio de Janeiro | 19h 

Realização: Fundação Cultural 

 

28/09 | FeirArte

Praça Jorge Frange | 19h

Apoio: Fundação Cultural 

 

28/09 | Talentos Cidadania 

Oficinas para DJs, graffiti e danças urbanas

Circo do Povo | 16h 

Realização: Fundação Cultural 

 

29/09 | Domingo na Concha Especial Tropicália

Pedro Pio, Carolina Emília, Quarteto Jazz e Tito Rios 

Praça da Concha Acústica | 12h 

Realização: Fundação Cultural