Terça, 25 de Janeiro de 2022
25°

Nuvens esparsas

Uberaba - MG

Cidade Reflexão

Depois das festas natalinas

Depois das festas natalinas

09/01/2022 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:

Arahilda Gomes Alves 

Sexta com “cara” de domingo e sábado parece ter saltado o calendário antecipando uma “ segunda feira de preguiça. Ressaca de comilanças e bebedeira, sem perder o controle do dia, porque a vida caminha e é preciso mantê-la em ordem. O “amigo invisível”, na família e fora dela, mostra o tamanho da amizade, do carinho que nutrimos pelos que nos são queridos, na dimensão do afeto e da liberdade. Neste ano de pandemia, proibido pelos protocolos do pavor! 

 A necessária sensibilidade de que não caminhamos só com nossas pernas. Quantas interferências para conseguirmos isto ou aquilo.Até as palavras tornaram-se escassas, aquelas três palavrinhas mágicas: por favor, com licença e muito obrigado. Chavões pululam: obrigado por você existir.... Não fora você, eu não seria quem sou. Não tenho como agradecer... E por aí vão! 

Lembro-me do primeiro convite, em 1983, quando a diretora de um matutino me convidara a escrever e por lá exercitei meu “cérebro” permanecendo por dez belos anos. Depois, os esporádicos artigos em centenário jornal vespertino, até que cheguei ao JU, ainda no “Palácio do Bispo”, quando Daniel Moisés me convidara a escrever artigo sobre o Natal, na véspera daquela data. Minha Lettera ofereceu-me o artigo - Depois do Natal. Hoje, com trinta e oito anos exercitados na arte do escrever, todos os recortes guardados em doze rechonchudas pastas somados uns mais de mil artigos/crônicas, existe o desejo de não mais parar. Ampliaram-se convites para Coletâneas Além-Fronteiras, primeiros lugares em Guadalajara, no México e em Porto Alegre (RS), cinco livros-solo sendo o último a tríade “As três meninas”, troféu em Itabira e vice-presidente em terceira gestão com o polivalente João Sabino da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, além de membro em outras internacionais. Tornou-se necessidade e como agora, aqui estou à frente do  computador de vinte e quatro polegadas, quando a imaginação vai rasgando o véu do intelecto na produção literária para a posteridade (!) Como é bom nos aprimorarmos nessa arte maravilhosa do desabrochar ideias trocando figurinhas, aprendendo mais saboreando a vida de risos e reflexões, ampliando horizontes fazendo amigos,através de correspondências virtuais, pesquisando por entre os Face books da vida, só nos faltando o chapéu de doutores....Os certificados ganhos em prol da Cultura e da paz, o Ego salta e se aloja discretamente, nas paredes do coração. Ah, se não tivesse cursado a Faculdade de Artes, faria Jornalismo. Mas certificados como membro de Associações de Jornalistas/Escritores, em Minas e no Rio vão para meus escaninhos de lembranças! E, sempre aos domingos, aqui estamos nós, há dezenas de anos, na página-Opinião - destilando meus anseios. E com este-Depois das festas...digo a palavrinha mágica: Obrigada, papaí Noel! Grata aos senhores diretores, desse jornal feito para pessoas inteligentes!

 

Arahilda Gomes Alves - Cadeira 33 ALTM; vice-presidente -2ª-gestão; membro Academia Poetas Portugueses e Academia Letras e Artes Portugal; cônsul Poetas Del Mundo; Academia Internacional do Brasil; diretora cofundadora Fórum Articulistas de Uberaba e Região. Partícipe Rede Sem Fronteiras; sócia Poemas à Flor da Pele.  Dois primeiros lugares em Contos (R.S) e Feira do Livro (México). Crônica (2018). Escreve crônicas no JU desde 1993.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Reflexões
Reflexões
Sobre Artigos diários
Uberaba - MG Atualizado às 20h27 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias