Terça, 25 de Janeiro de 2022
29°

Trovoada

Uberaba - MG

Estado de Minas Estado de Minas

Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto

Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto

14/01/2022 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
Momento exato em que morro atinge casarão histórico em Ouro Preto e ele
Momento exato em que morro atinge casarão histórico em Ouro Preto e ele "se dobra" com a força - Foto: Redes sociais

Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde funcionava um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.

Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. A prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando outro deslizamento ocorreu no local. Na época, os técnicos do município concluíram que não havia segurança para a ocupação do imóvel.

"Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco", afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

 

Chuvas foram gatilho - De acordo com a Defesa Civil de Ouro Preto, o solo estava encharcado em decorrência das chuvas dos últimos dias. Ouro Preto está entre os municípios em situação de emergência por causa dos temporais.

"A vegetação é natural, no entanto é insuficiente para garantir a estabilidade em caso de movimentos semelhantes a esse. O que provocou esse movimento foram a declividade da própria encosta, as características geológicas que são típicas na região e o, que foi mais importante, que nós chamamos de gatilho de falha, foi o grande volume de chuvas acumulado desde o dia 26 de dezembro", explicou o geólogo Charles Murta, da Defesa Civil de Ouro Preto.

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, disse que, mesmo que não esteja chovendo no momento, o risco geológico na região continua muito alto.

"(As fortes chuvas dos últimos dias) acabam fazendo com que o solo fique saturado de água, e essa saturação pode gerar um movimento de massa mesmo em um momento em que a chuva não está acontecendo", explicou.

Dentre as 25 mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais, uma ocorreu em Ouro Preto, no dia 8. Um homem, de 55 anos, morreu depois de ser soterrado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava deitado na cama, quando houve o escorregamento de terra e na casa dele desabou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 17h26 - Fonte: ClimaTempo
29°
Trovoada

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias