Terça, 25 de Janeiro de 2022
24°

Nuvens esparsas

Uberaba - MG

Estado de Minas Estado de Minas

Casarão destruído após deslizamento de terra foi a primeira construção de estilo neocolonial de Ouro Preto

Casarão destruído após deslizamento de terra

14/01/2022 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
Casarão histórico, no centro de Ouro Preto, antes de desabar com deslizamento de morro — Foto: Google Street View / Reprodução
Casarão histórico, no centro de Ouro Preto, antes de desabar com deslizamento de morro — Foto: Google Street View / Reprodução

O casarão do século XIX que ficou destruído pelo deslizamento de terra em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, era a primeira construção de estilo neocolonial da cidade, segundo o prefeito Angelo Oswaldo.

De acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel foi erguido por uma tradicional família de comerciantes às margens do Córrego Funil, próximo à Estação Ferroviária, local que mais se desenvolvia em Ouro Preto antes da transferência da capital para Belo Horizonte.

O registro mais antigo sobre o terreno indica que ele foi adquirido em 1890 pela família Baeta Neves e construído nos dois anos seguintes. A casa tinha pisos em marchetaria e teto em madeira totalmente feito à mão.

O Solar Baeta Neves era protegido pelo Iphan e foi um dos imóveis restaurados pelo Programa Monumenta, do Instituto em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. A obra, que recebeu investimentos de R$ 373,5 mil, foi entregue em 2010.

Em 2012, o casarão, que pertencia ao município e guardava alguns arquivos antigos da Secretaria de Patrimônio referentes a processos de construção, foi interditado, por causa de outro deslizamento.

Procurado pelo g1 Minas para se posicionar sobre o desabamento, o Iphan disse que "o casarão não era tombado isoladamente, mas sim como parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto".

E disse que "o Escritório Técnico do Iphan esteve no local poucos minutos após o desastre, e vem acompanhando o andamento da situação, por meio de troca constante de informações junto à prefeitura municipal e às demais entidades competentes".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 19h27 - Fonte: ClimaTempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias