Na Academia...
... A araxaense, Cátia Lemos, irmã da nossa querida amiga, a solidária Jane Cordeiro, acaba de ser aprovada como membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), liderada pela sua presidente fundadora Andreia Donadon Leal. Na ALACIB Cátia vai ocupar a cadeira de número 40, que tem como patrona, Conceição Parreiras Abritta e seu primeiro ocupante o Dr. Luiz Carlos Abritta. A solenidade de posse acontecerá nesta 1° semestre de 2022, na Casa da Arte Aldravista, na cidade de Mariana-MG. A ALACIB-Mariana foi fundada em abril de 2009, sendo uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal. A Casa da Arte Aldravista tem como presidente fundadora Andreia Donadon Leal e co-fundadores, José Benedito Donadon, Gabriel Bicalho, José Sebastião Ferreira, Hebe Rôla, dentre outros escritores e intelectuais de Ipatinga, Belo Horizonte, Ouro Preto, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ativista Cultural...
...Cátia Maria Lemos Melo Zema, nasceu na cidade de Araxá, MG. Ela é Professora, Pedagoga; Psicopedagoga; Supervisora Pedagógica; Biógrafa; Cronista e escritora além de Colunista Social do jornal Correio de Araxá. Cátia fez curso de Pedagogia e História, com especialização em Supervisão Pedagógica, Psicopedagogia e História Moderna. Participou de inúmeros “Salão do Livro”, congressos literários no Brasil e em outros países. Foi a Diretora-fundadora da Escola Municipal Manoela Lemos e Diretora dos Museus Municipais de Araxá, oportunidade em que os inseriu no Circuito Nacional dos Museus. Também foi diretora da Biblioteca Municipal Viriato Correia, desenvolvendo vários projetos, integrando ainda aquelas entidades, com a sociedade e comunidade escolar. Cátia foi também Presidente da Academia Araxaense de Letras por três gestões, onde ocupa a Cadeira número 9, sendo também membro Corresponde da Academia de Letras do Triângulo Mineiro ALTM, com sede em Uberaba. Foi professora de relações públicas, assessora de comunicação e ouvidora no Centro Universitário de Araxá – Uniaraxá e membro de projetos sociais - religiosos, em prol do bem estar da comunidade de Araxá. Ela também coordena várias ações e homenagens, comendas e troféus promovidos na comunidade de Araxá. Como escritora, possui publicações em jornais e sites, além de vários livros publicados e participação em antologias de diversas academias de letras do país.
Falando em arte e cultura...
...O Museu Nacional da Civilização Egípcia (The National Museum of Egyptian Civilization) realiza de 15 a 19 de janeiro de 2022 a primeira Exposição de Arte Digital em NFTs. A edição inaugural (no formato digital) do Fórum Mundial de Arte (WAF) é o maior evento internacional de arte contemporânea a adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Dentre os 150 artistas de mais de 30 países do mundo que participam desse edição inaugural, destaca-se o brasileiro Samuel Caixeta, goianense autodidata em artes plásticas, premiado no International Salon of Contemporary & Urban Art de Nova York e representado pelas galerias Saphira & Ventura (Nova York, Singapura, São Paulo e Paris, Madri, Miami e Itália), com sua arte digital em NFTs. O artista Samuel Caixeta, que está no Egito, para acompanhar a exposição está bastante entusiasmado com esta oportunidade; Ele participou de diversas exposições na Europa e Estados Unidos com suas obras “físicas" e, esta é sua primeira experiencia numa exposição de arte digital NFT.
No shopping Uberaba...
... O Festival de Férias do Shopping Uberaba iniciado no fim de semana, acontece até o dia 30 de janeiro, com atividades que vão chamam a atenção e agradam as crianças e seus pais. A programação oferece oportunidade às crianças, de brincar, aprender e se divertir. A parceria com Sesc destaca, de domingo a sexta-feira, a partir das 14h, e aos sábados, a partir das 11h, oficinas de marcador de página e jogos com tema sustentabilidade, de colorir e de pintura, além da confecção de máscaras e de dedoches (fantoches de dedos) que são ótimos recursos para tornar a arte de contar histórias mais divertida e interessantes. Ao chamar a atenção das crianças pelas suas cores e movimento das mãos, os dedoches são uma interessante atração e recurso didático. A imaginação das crianças através daqueles pequenos personagens, no contexto de uma história, é estimulada, ampliando a memória e raciocínio infantil e, ainda dando vida às histórias e personagens.
Férias com segurança...
...Um dos aprendizados das últimas férias, em decorrência da pandemia, foi a batalha de prevenção contra a Covid19. E, esta guerra não acabou. Mas, você e seu filho podem curtir com segurança a programação do Festival de Férias do Shopping Uberaba, até o próximo dia 30 de janeiro. Não se esqueça de levar sua máscara, lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel. Se estiver com sintomas gripais, procure um médico, cuide-se...
Mín. 13° Máx. 29°