Quinta, 26 de Maio de 2022
22°

Alguma nebulosidade

Uberaba - MG

Agropecuária Agropecuária

Programa de melhoramento genético vai doar sêmen para pequenos produtores

Programa de melhoramento

20/01/2022 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
Programa Mais Pecuária Brasil vai adquirir sêmen da Alta Genetics para pequenos produtos de Uberaba — Foto: Alta Genetics/Reprodução
Programa Mais Pecuária Brasil vai adquirir sêmen da Alta Genetics para pequenos produtos de Uberaba — Foto: Alta Genetics/Reprodução

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) de Uberaba deu início ao cadastro de pequenos produtores interessados em participar do programa "Mais Pecuária Brasil", que promove o melhoramento genético de rebanhos leiteiro e de corte da agricultura familiar com o fornecimento gratuito de sêmens.

A inciativa da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) que adquiri o material genético junto à Alta Genetics do Brasil.

Para entrar no programa é preciso atender os pré-requisitos mínimos de alimentação do rebanho, estrutura e escore corporal das vacas. A Secretaria de Agronegócio já realizou reuniões nas comunidades da Serrinha, Dandara, Ponte Alta e Peirópolis, além de repasse de fichas cadastrais durante assistência técnica nas fazendas.

Segundo a zootecnista da Sagri, Renata Serafim, o programa utiliza a biotecnologia conhecida como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), onde há a sincronização do cio de todas as vacas, de maneira que aquelas que obtiverem prenhez, irão parir no mesmo tempo.

“Com isto, o produtor ganha no tempo, pois não precisará ficar olhando a prenhez da vaca constantemente. Outra vantagem, de suma importância, é o melhoramento genético do plantel, sem custos e com sêmens de procedência”, disse Renata.

O protocolo ainda vai proporcionar ao pequeno produtor alcançar outros bons resultados na propriedade como: menor intervalo entre os partos das vacas, menor tempo de desmame, bezerros mais pesados e restabelecimento corporal das vacas em tempo bem mais curto.

Renata Serafim explicou que após a aprovação do cadastro do produtor ao Mais Pecuária e com as vacas vazias (sem prenhez), diante orientação passadas pelos técnicos da Sagri, a Conafer agenda a visita de veterinário às propriedades.

“Numa sequência, o protocolo inclui a introdução do implante hormonal, a sincronização do cio, a inseminação propriamente dita e, por fim, a confirmação ou não da prenhez”, explicou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 10h51 - Fonte: ClimaTempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 29°

Sex 29°C 14°C
Sáb 31°C 15°C
Dom 32°C 15°C
Seg 33°C 14°C
Ter 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias