Quarta, 25 de Maio de 2022
18°

Alguma nebulosidade

Uberaba - MG

Política Política

PSDB e Cidadania avançam para formar federação partidária

PSDB e Cidadania avançam

28/01/2022 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
O presidente do PSDB, Bruno Araújo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do PSDB, Bruno Araújo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PSDB anunciou, nesta quinta-feira (27), que avançou nas negociações com o Cidadania para que ambos formem uma federação partidária. Em comunicado nas redes sociais, o partido disse que as aproximações já estão “adiantadas pelas lideranças dos estados” e devem prosseguir pelo presidente da legenda, Bruno Araújo, além dos líderes na Câmara e no Senado e de outras lideranças.

Na federação partidária, dois ou mais partidos se unem para disputar uma eleição, como nas coligações. Porém, essas legendas devem permanecer como um grupo só durante os quatro anos de mandato - neste caso,até 2026 - sem a opção formal de rompimento. A união vale não só em plano nacional, como nos 26 estados, no Distrito Federal e nos municípios.

Na mesma nota, o PSDB defende que a decisão formal sobre a federação com o Cidadania “seja tomada o quanto antes, para que também se definam mais rapidamente as chapas que vão disputar as eleições estaduais e nacionais.”

Ambos os partidos já lançaram pré-candidatos à presidência da República. O PSDB aposta no governador de São Paulo, João Doria, enquanto o Cidadania lançou o senador Alessandro Vieira (SE). Lideranças do Cidadania, como o presidente do partido, Roberto Freire, já admitem que a pré-candidatura de Vieira não deve se sustentar. Cada federação partidária só pode lançar um candidato a presidente da República e aos governos estaduais.

Outras federações - Outros partidos de centro e centro-direita vêm negociando a formação de federações, como o Podemos e o MDB. Ambos lançaram, na corrida ao Planalto, os nomes, respectivamente, do ex-juiz Sergio Moro e da senadora Simone Tebet (MS).

Já pela esquerda, PT e PSB estão em negociações avançadas para formar uma federação, que também pode contar com PCdoB e PV. Os partidos tentam chegar a um acordo sobre candidaturas em estados considerados chave para cada legenda, como São Paulo e Pernambuco.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a data-limite para oficializar as federações partidárias é o dia 2 de abril. Os partidos consideram o prazo curto, já que a janela partidária, que também pode interferir nas negociações pelas alianças, acontece exatamente durante o mês de março.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 23h30 - Fonte: ClimaTempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 29°C 13°C
Sex 29°C 14°C
Sáb 31°C 15°C
Dom 32°C 15°C
Seg 33°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias