Quarta, 25 de Maio de 2022
21°

Alguma nebulosidade

Uberaba - MG

Política Política

PSOL e Rede enfrentam entraves para formar uma federação partidária

PSOL e Rede enfrentam

28/01/2022 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
Além dos problemas para se unirem em federação, PSOL e Rede se dividem entre Ciro e Lula - Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Além dos problemas para se unirem em federação, PSOL e Rede se dividem entre Ciro e Lula - Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O PSOL e a Rede Sustentabilidade têm arestas estaduais a serem aparadas para constituir uma federação partidária. Embora os entraves não sejam considerados tão críticos quanto aqueles enfrentados por PT e PSB, os partidos precisam solucionar impasses no Pará, em Minas Gerais e no Espírito Santo enquanto “preparam o terreno” para avançar. Além disso, o posicionamento na disputa presidencial pode ser um problema, já que o PSOL está inclinado a apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Rede está dividida entre Lula e Ciro Gomes (PDT). Os partidos têm até 1º de março para pedir o registro junto ao TSE de uma eventual federação

A Rede, até o momento, tem apenas duas pré-candidaturas postas para governos estaduais. O senador Randolfe Rodrigues pleiteia o governo do Amapá e o ex-prefeito de Serra Audifax Barcelos, o governo do Espírito Santo. Entretanto, a legenda está na base de alguns governos, como no Pará e na Paraíba, onde os atuais mandatários têm direito a disputar a reeleição. “A Rede tem uma amplitude de espectro ideológico maior. Isso teria que ser abrigado dentro dessa proposta (de federação partidária)”, afirma o coordenador de Organização Social da Rede, Paulo Roberto Miranda, envolvido diretamente nas tratativas.

Por outro lado, o objetivo do PSOL é ter candidaturas próprias na maioria dos Estados, explica o presidente do PSOL de Minas Gerais, Cacau Pereira, em referência ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

O principal impasse está justamente no Pará. Naturalmente, o PSOL quer aproveitar o palanque de Edmilson para lançar um pré-candidato ao Parque da Residência, assim como reeleger a deputada estadual Marinor Brito e a deputada federal Vivi Reis. Porém, a Rede integra o governo Helder Barbalho (MDB), que é pré-candidato à reeleição. Inclusive, a secretária de Cultura, Ursula Vidal, é filiada à Rede e é pré-candidata a deputada federal. 

 

Alexandre Kalil - Em Minas, a situação é similar. A Rede, por exemplo, apoiará a pré-candidatura do prefeito Alexandre Kalil (PSD). “Todos os nossos quadros já estão alinhados com o Kalil. Nós participamos da Prefeitura de Belo Horizonte”, pontua Miranda. O porta-voz da Rede em Minas, Paulo Lamac, foi vice-prefeito durante o primeiro mandato de Kalil. Aliás, Lamac ainda é vinculado à administração municipal, mas como consultor da Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com o coordenador de Organização, não há hipótese de a Rede abrir mão do apoio ao prefeito.

Mas embarcar na candidatura de Kalil não é uma opção para o PSOL. A prioridade do partido é construir uma frente ampla para lançar uma pré-candidatura à margem da polarização entre Kalil e o governador Romeu Zema (Novo). “Agora, nós reconhecemos que a prioridade da maioria dos partidos, em particular os maiores partidos de esquerda, como o PT, por exemplo, neste momento, não é a construção dessa frente. Na verdade, o PT está subordinando a um acordo nacional o seu palanque estadual”, argumenta Cacau. Caso o PT endosse a candidatura de Kalil, “o PSOL lançaria candidatura própria”, acrescenta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 22h10 - Fonte: ClimaTempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 29°C 13°C
Sex 29°C 14°C
Sáb 31°C 15°C
Dom 32°C 15°C
Seg 33°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias