Cria Criança
Solenidade

Governador Romeu Zema acompanha a Troca da Guarda do Palácio da Liberdade

A troca da guarda será realizada todo primeiro domingo do mês

08/10/2019 06h00
Por: Redação
Iniciativa integra novo calendário cultural e turístico da capital e será realizada todo primeiro domingo do mês, aberto à população - Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG
Iniciativa integra novo calendário cultural e turístico da capital e será realizada todo primeiro domingo do mês, aberto à população - Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

O governador Romeu Zema acompanhou domingo (6) a retomada da solenidade de Troca da Guarda do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra ação do Governo de Minas de valorização da cultura e do turismo no estado. A troca da guarda será realizada todo primeiro domingo do mês no local e poderá ser acompanhada pela população, sempre às 9h.

A cerimônia é composta por um conjunto de ritos militares semelhantes aos ocorridos em outras cidades do mundo, como Santiago (Chile) e Londres (Inglaterra). Da entrada do Palácio, o público pode acompanhar toda a solenidade.

Participam da cerimônia os militares da Escola de Formação de Oficiais (EFO), do Batalhão de Polícia de Guardas (BPG), do Regimento de Cavalaria e da Banda de Música da Polícia Militar.

Após a cerimônia, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, destacou a importância de se fomentar a cultura mineira. “Pretendemos ter oferta de turismo gratuito que atraia turistas de Belo Horizonte, de Minas, de outros estados e, quem sabe, de outros países. Temos uma Polícia Militar capacitada, os dragões da Inconfidência têm muita história. Esperamos que esse se torne um evento importante para a capital”, afirmou, citando que, nestas apresentações aos domingos, haverá participação de bandas de diferentes instituições, como dos Corpo de Bombeiros Militar e do Exército.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Giovanne Gomes da Silva, pontuou a parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para a retomada do evento. “O governador Romeu Zema determinou, ao assumir o governo, que tivéssemos atividades culturais. Fizemos essa parceria e retomamos em um novo formato, bem atrativo ao turista”, completou.

 

Palácio aberto – A Troca da Guarda também marca um novo contexto de atividades culturais no Palácio da Liberdade, que está aberto à visitação pública mediante a retirada de ingressos gratuitos. Ícone arquitetônico e uma das edificações mais representativas do estado, o prédio reserva em seu interior obras de arte e mobiliário de época. Após longo período de atividades somente internas, ele reabriu suas portas em dezembro e, recentemente, dobrou os horários de visitação pública, além de ampliar atendimentos a grupos de estudantes.

As visitas podem ocorrer aos sábados e domingos, das 10h às 16h, para receber o público em geral que tiver retirado os ingressos. Às quartas e quintas-feiras, o Palácio da Liberdade recebe a visitação escolar, com agendamento feito neste link.

Somente neste ano, o espaço já recebeu quase 20 mil visitantes, entre estudantes, turistas e população em geral.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias