Terça, 17 de Maio de 2022
13°

Muitas nuvens

Uberaba - MG

Cidade 13 de maio

Celebrações do 13 de Maio representam a identidade e os saberes ancestrais do povo negro

Fundação Cultural celebra o 13 de maio em Uberaba

13/05/2022 às 08h34
Por: Redação
Compartilhe:
Acervo Fundação Cultural de Uberaba
Acervo Fundação Cultural de Uberaba

Em 13 de maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura, já que em 1888 foi sancionada a Lei Áurea, que extinguia a prática da escravidão no país. O projeto foi apresentado à Câmara Geral, sendo em seguida votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888. A lei foi assinada pela neta de Dom João VI, a Princesa Isabel, e também pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, no Paço Imperial.

Assim, em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, a liberdade dos negros foi alcançada. Mesmo sabendo que a lei não significa a verdadeira liberdade, a comunidade negra festeja a alforria nesta data.

Culturalmente, o 13 de Maio representa a identidade de um povo e a universalização dos seus saberes e herança. Em termos sociais, enquanto festejo de arte e religiosidade, desencadeia grandes significados para afirmação da cidadania negra no Brasil, atraindo curiosos e pesquisadores.

Em Uberaba, o 13 de Maio ultrapassa as fronteiras culturais, se tornando um arquétipo fincado na ancestralidade de um povo, de uma raça, fazendo deste evento um portal para suas expressões e manifestações de pertencimento dentro da História. Mais que um símbolo de resistência, esta manifestação é para a população negra do Município um grito de empoderamento. 

A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU), por meio do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico, registrou a manifestação do 13 de Maio como patrimônio imaterial da cidade em 2016, fazendo um trabalho contínuo de promoção e proteção ao patrimônio cultural uberabense. Anualmente, a FCU empenha-se na salvaguarda desse bem, e a manifestação segue sendo perpetuada pelos ternos de Congado e Moçambique, que preservam os ritmos e cânticos de todo um povo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias