Quarta, 25 de Maio de 2022
21°

Alguma nebulosidade

Uberaba - MG

Política Política

Pesquisa Genial/Quaest: Kalil obtém 43% dos votos caso receba apoio de Lula

Ex-prefeito de BH leva vantagem sobre Romeu Zema caso receba apoio formal do candidato do PT à presidência da República

13/05/2022 às 20h17
Por: Redação
Compartilhe:
Pesquisa mostra que apoio de Lula a Kalil traria muitos eleitores para a base do ex-prefeito de BH(foto: Marcos Vieira e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Pesquisa mostra que apoio de Lula a Kalil traria muitos eleitores para a base do ex-prefeito de BH(foto: Marcos Vieira e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ganhará mais popularidade na disputa com Romeu Zema (Novo) pelo governo de Minas caso seja apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa Genial/ Quaest, Kalil obterá 43% do eleitorado se for apoiado pelo candidato do PT à presidência da República.  

Nessa semana, Kalil recusou o convite para presenciar a vinda de Lula a Belo Horizonte no lançamento da candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes ao Senado. O ex-prefeito de BH deseja formar uma aliança formal com o ex-presidente, mas esbarra em divergências internas do PSD, já que alguns deputados manifestaram interesse no apoio a Jair Bolsonaro (PL). 

O levantamento da Genial/ Quaest também consultou os eleitores sobre a interferência de Felipe d'Ávila, candidato à presidência pelo Novo, na candidatura de Zema à reeleição. Para 22% dos entrevistados, o atual governador tem a preferência com o apoio de D'Ávila. 

Diretor da Quaest e responsável pela pesquisa, o cientista político Felipe Nunes, lembra que Minas sempre tem um peso muito forte na escolha nos presidenciáveis: “A eleição em Minas sempre foi a mais importante para entender o quadro nacional. O presidente que ganha em Minas ganha no Brasil. Quando falamos num cenário que diz ao eleitor quem deve ser o apoiador principal de cada candidato, vemos uma mudança muito expressiva”.  

“O Zema cai de 41% para 22% quando o presidente dele será o candidato do Novo, o Luiz Felipe D'Ávila. O Kalil cresce de 30% para 43% quando associamos o nome dele ao do ex-presidente Lula. E o Carlos Viana cresce de  9% para 16% e quase empata com o Zema quando se associa seu nome ao do Bolsonaro”.

 

Por fim, o senador Carlos Viana (PL), com sua imagem atrelada ao presidente Jair Bolsonaro, ganhou 16% da preferência. Brancos, nulos e não pretendem votar somam 12% e indecisos, 7%.

 

A Genial/Quaest ouviu 1.480 eleitores entre 7 e 10 de maio, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob os números MG-00132/2022. A margem de erro é de 2,5% pontos percentuais para mais e para menos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 22h10 - Fonte: ClimaTempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 29°C 13°C
Sex 29°C 14°C
Sáb 31°C 15°C
Dom 32°C 15°C
Seg 33°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias