Quinta, 26 de Maio de 2022
23°

Alguma nebulosidade

Uberaba - MG

Cidade Reflexão

O sonho de Ângela

O sonho de Ângela

14/05/2022 às 12h29
Por: Redação
Compartilhe:

Arahilda Gomes Alves 

Ela sempre dizia que seu maior sonho era o de se casar, ser feliz e ter muitos filhos. Mas, sua vida fora pautada de muitos namoros, noivados e casamentos. Galanteios até do presidente da República apelidando-a de Sapoti. Getúlio era bastante sedutor e foi quem regularizou os direitos dos profissionais do ramo gostando de receber artistas, no Catete.

Abelim nasceu em 1928 no estado do Rio. Seu pai era pastor e todos os dez filhos receberam nomes bíblicos. As chamadas-músicas profanas- justamente as que, no futuro, dariam fama a Ângela, eram proibidas de ouvir e de cantar. A mãe encarregada da prole e das regras disciplinares as puniam se não fossem acatadas.

 “Levei muita surra de minha mãe que não queria que eu fosse cantora”.

Aos dez anos, quando dificuldades financeiras se abateram sobre o lar, as crianças foram distribuídas entre amigos e parentes. Abelim trabalhou em fábrica de tecidos e como atendente em consultório dentário; na General Eletric, de onde foi despedida por só cantar ao invés de examinar as lâmpadas 

Com o nome de Marina Cunha participava de vários programas de calouros e ganhava todos os prêmios.

“Ângela crescia apesar do metro e meio de altura revelando seu talento e originalidade. ” 

Desenvolveu sua carreira no Dancing Avenida, ambiente de absoluto respeito e ganhava três mil cruzeiros mensais fazendo com que seu pai aceitasse a carreira da filha. Quando gravou o disco “Você vive ao meu lado e eu não tenho você”, de Paulo Marques e Ari Monteiro, abandonou o estilo de Dalva de Oliveira e fez parceria com Othon Russo tornando seu repertorio com novas canções e versões com mesmo prestígio de Emilinha Borba, Marlene e Dalva de Oliveira. E em 1954 torna-se a Rainha do Rádio.

Babalu, o mambo cubano de grande extensão na voz de Ângela incorporando floreados aos estilos Yma Sumac e Dalva de Oliveira, foi marca registrada no seu repertório. Outra música que marcou foi a valsa –Mamãe- produzindo lágrimas no dia das Mães.

De tanto julgarem-na cantora brega, em 1956 gravou música de Tom Jobim e Luiz Bonfá: -E a chuva caiu-...

Recebia 110 mil cruzeiros mensais de salários entregando ao Imposto de Renda 130 mil cruzeiros; comprou carro importado por 810 mil cruzeiros pagos à vista. Seu patrimônio incluía três apartamentos em Copacabana, seis lotes de terreno, um milhão de cruzeiros em joias,  além de presentear sua mãe com uma casa.!

 A maioria de seus relacionamentos amorosos, na maioria deles, foram de aproveitadores. O último, boa pinta, com quem se casou, porte elegante e play boy-Rodolfo Valentino-no início, cuidou bem de suas finanças, mas, depois, se aproveitou de sua fortuna, deixando-a em situação difícil. Por fim, casa-se com Daniel, trinta anos mais novo que ela e com quem ficara casada vinte e dois anos estabilizando sua vida. E passou a melhorar seu repertório com autores mais modernos como Djavan, Gonzaguinha, Cazuza, Ari Barroso, Vinícius, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues...

Atualmente, mora em São Paulo marcando um conjunto de sucessos. Está entre as cinco melhores cantoras do Brasil (Emilinha Borba, Marlene, Dalva de Oliveira, Elizete Cardoso, Ademilde Fonseca) ...

( Baseado no livro As cantoras do Rádio, de Ronaldo C. Aguiar)

 

Arahilda Gomes Alves - Cadeira 33 ALTM; vice-presidente -2ª-gestão; membro Academia Poetas Portugueses e Academia Letras e Artes Portugal; cônsul Poetas Del Mundo; Academia Internacional do Brasil; diretora cofundadora Fórum Articulistas de Uberaba e Região. Partícipe Rede Sem Fronteiras; sócia Poemas à Flor da Pele.  Dois primeiros lugares em Contos (R.S) e Feira do Livro (México). Crônica (2018). Escreve crônicas no JU desde 1993.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Reflexões
Reflexões
Sobre Artigos diários
Uberaba - MG Atualizado às 11h31 - Fonte: ClimaTempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 29°

Sex 29°C 14°C
Sáb 31°C 15°C
Dom 32°C 15°C
Seg 33°C 14°C
Ter 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias