Quarta, 25 de Maio de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Uberaba - MG

Estado de Minas Estado de Minas

Parte do PSD articula colocar 'freio' na candidatura de Kalil ao governo de MG

Parte do PSD articula colocar 'freio' na candidatura de Kalil ao governo de MG

14/05/2022 às 12h37
Por: Redação
Compartilhe:
Caso consigam inviabilizar chapa do ex-prefeito, pessedistas poderão apoiar reeleição de Zema
Caso consigam inviabilizar chapa do ex-prefeito, pessedistas poderão apoiar reeleição de Zema

Uma parte do PSD mineiro articula travar a pré-candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil ao Palácio Tiradentes. A especulação surgiu ainda na última quinta-feira. Além de ser comentada entre integrantes do PSD, até petistas – que almejam apoiar a candidatura de Kalil para garantir um palanque para Lula no Estado – comentam a possibilidade. Se conseguirem o intento, o caminho do PSD pode ser apoiar a candidatura à reeleição do governador Romeu Zema (Novo).

A ideia ainda não tomou corpo nem uma movimentação com os interessados em inviabilizar a candidatura de Kalil vindo a público, mas se discute a possibilidade de fazer uma carta para ser entregue ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

No documento, teria as razões do grupo para não endossar a candidatura do ex-prefeito da capital. A principal seria a vontade dos integrantes do partido de apoiar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A bancada federal é alinhada ao presidente, e o senador e presidente do partido em Minas, Alexandre Silveira, tem bom trânsito no Planalto e já foi cotado para assumir a liderança do governo no Senado.

Outro motivo para membros do PSD, sobretudo a bancada federal, não apoiarem a candidatura de Kalil é a relação com o ex-prefeito. Na última segunda-feira, em entrevista à rádio Super 91,7 FM, Kalil disse que a definição passa pelo diretório nacional. “A eleição majoritária passa pelo presidente do partido, Gilberto Kassab. Deputado federal quer ir para A ou C porque tem cargo em empresa pública, a gente entende. O que deputado pensa não altera na minha eleição. Eu não vou com Bolsonaro porque meu espectro não é do Bolsonaro”, afirmou o ex-prefeito, que reiterou confiança em Kassab.

As declarações de Kalil sobre Bolsonaro e sobre querer o apoio de Lula incomodaram parlamentares e filiados. Por isso a ideia de uma carta para Kassab para tentar não lançar o ex-prefeito.

Um parlamentar, que pediu para não ser identificado, disse que a situação é crítica. “Se Kassab liberar os Estados a apoiar quem quiser, Kalil é rifado no dia seguinte”, disse o parlamentar.

 

Desdobramento - Como uma especulação política sempre possui a avaliação de um cenário mais amplo, os pessedistas que articulam a derrubada da candidatura de Kalil já comentaram, como quem não quer nada, um apoio à reeleição de Zema. No cenário ideal, o governador cederia a vaga para a disputa ao Senado para o senador Alexandre Silveira, e na composição da chapa o deputado federal Marcelo Aro (PP) seria o candidato a vice.

A suposição já teria chegado a Brasília. Nesse desenho de chapa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) toparia apoiar a candidatura de Zema, para ter um palanque forte em Minas. Com isso, o PL não lançaria a candidatura de Carlos Viana ao Palácio Tiradentes nem insistiria na candidatura do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio ao Senado, prestigiando Alexandre Silveira.

Coincidência ou não, dois fatos ocorridos ontem ajudam a dar corpo à especulação. A primeira foi Alexandre Silveira participar de evento com Zema em Curvelo. O encontro teve até abraço entre os dois.

O outro foi Kalil ficar irritado com a pergunta sobre ser candidato ou não pelo PSD ao governo de Minas. O ex-prefeito recebeu o título de cidadão honorário de Juiz de Fora, na Câmara da cidade, e, na coletiva, foi questionado sobre a possibilidade. Na hora de responder, foi taxativo: “Isso é uma piada, uma pergunta cretina porque o Kalil levantou da cadeira (de prefeito para ser candidato). Então essa especulação maldosinha de oposição, é mais fácil um boi voar do que o Kalil não ser candidato pelo PSD. Ninguém é moleque”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 22h30 - Fonte: ClimaTempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 29°C 13°C
Sex 29°C 14°C
Sáb 31°C 15°C
Dom 32°C 15°C
Seg 33°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias