Cria Criança
Portaria

Mapa publica norma para a produção de queijo minas meia cura

Portaria que publicou a consulta pública estabelece um prazo de 60 dias para que o cidadão possa contribuir

09/10/2019 06h00
Por: Redação
Nos próximos dias serão realizadas consultas públicas sobre regulamentos técnicos de identidade e qualidade para outros tipos de queijos - Foto: Divulgação
Nos próximos dias serão realizadas consultas públicas sobre regulamentos técnicos de identidade e qualidade para outros tipos de queijos - Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou segunda-feira (7), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 197, que deu início à consulta pública para a minuta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Minas Meia Cura.

Este queijo é um produto tradicionalmente brasileiro, com fabricação originária em Minas Gerais, mas atualmente produzido em diferentes estados do Brasil. O regulamento técnico de identidade e qualidade visa estabelecer os parâmetros que o queijo minas meia cura deve obedecer para ser identificado como tal.

De acordo com os técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, essa previsibilidade traz benefícios ao consumidor, que identificará exatamente o que esperar quando comprar o queijo, e ao produtor, que já saberá o que a fiscalização exigirá do seu produto.

A portaria que publicou a consulta pública estabelece um prazo de 60 dias para que o cidadão possa contribuir para a melhoria do regulamento técnico, além de informar os passos para realização desta contribuição.

 

Novas consultas - Ainda esta semana, o Mapa realizará novas consultas públicas para os regulamentos técnicos de identidade e qualidade para o queijo minas padrão, o queijo provolone, o queijo ricota, o queijo cremoso ou cream cheese e para sobremesa láctea. As consultas também ficarão abertas para receber as sugestões da sociedade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias