Prefeitura - Carnaval
Coluna

Censura nunca mais

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

10/10/2019 06h00Atualizado há 3 meses
Por: Redação

A palavra censura aparece duas vezes na Constituição de 1988. Na primeira no Título II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I, Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e fala em seu inciso IX: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Na segunda vez aparece no Título VIII, Da Ordem Social, na Seção II, Do Desporto, no Capítulo V, da Comunicação Social em seu parágrafo segundo e diz: É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. 

Talvez seja mesmo um pouco difícil de encontrar a palavra por lá e talvez seja por isso que o atual governo tenha extrapolado tanto nossa carta magna impondo censura prévia a programas e atividades culturais e artísticas. O ataque às artes tem sido orquestrado desde a campanha e ganha apoiadores através de grandes falácias e da disseminação maciça de fakenews. 

A censura é mais um passo rumo à barbárie, um ato próprio de regimes autoritários para onde, infelizmente, tem apontado o Brasil de hoje. O cerceamento da liberdade de expressão e das manifestações artísticas não pode ser aceito com naturalidade. E não somente pela classe artística como por toda população e, principalmente pelas instituições responsáveis pelo cumprimento do que diz nossa Constituição. 

É hora de encontrarmos outras direções para o país ou então afundaremos de volta aos horrores vividos num passado recente de atos institucionais. Encontrar palavras na constituição pode ser difícil, mas é necessário, antes que a própria constituição seja escondida, sufocada pelos abusos executivos de quem deveria defendê-la. 

 

ESPETÁCULO DE VARIEDADES COMEMORA O DIA DAS CRIANÇAS

Neste sábado,  dia 12 de Outubro, os artistas Luiz Alluado, Luana Rodrigues, Anderson Ued e Jader Marinho realizam espetáculo “Variété” de circo-teatro. A apresentação será no Espaço da Diversidade Cultural Do Sesc, Praça Estevan Pucci – 386 com duas sessões, uma às 15h30 e outra as 17h. Os ingressos podem ser adquiridos no local. 

 

DIVERTIR NO PARQUE

Também em comemoração ao Dia das Crianças o programa Codau Cultural, em parceria com a Fundação Cultural, promove no domingo, dia 13 de Outubro o “Divertir no Parque”, evento voltado para as famílias. As atividades são gratuitas e começam às 11h no Parque das Barrigudas com a recepção do público. A programação inclui oficinas e jogos recreativos para crianças de todas as idades, e apresentações culturais.

 

PALESTRA SHOW DE REGINA BASÍLIO 

Cantora, compositora, professora universitária e psicóloga Regina Basílio faz palestra apresentando seu trabalho entre o motivacional e a arte. Aliando histórias, estórias e parábolas à música cantada e à fundamentação teórica. Na sexta, dia 11 de Outubro às 20h no Teatro Sesiminas Uberaba, praça Frei Eugênio 231. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

 

VIDA DE PROFESSOR

Ex-professor e youtuber  faz raio-x do cotidiano da vida escolar com base em suas vivências e relatos de alunos e docentes. Sucesso na internet e ex-professor, Diogo Almeida se apresenta em Uberaba com o espetáculo Vida de Professor. No sábado, dia 12 de Outubro às 21h no Teatro Sesiminas Uberaba, Praça Frei Eugênio 231.

 

MANIFESTO DA MOLEZA 

Músico Maycol Mundoca lança hoje, dia 10 de Outubro seu “Manifesto da Moleza” a música com letra e interpretação de Mundoca conta com a melodia de Kiko Pessoa. A produção de Lheo Zotto e apoio musical de Basilio Teodoro, Jessica Valeriano, João Mardegan, Yacoub Franklin. O clipe que será lançado simultaneamente foi gravado por Lu Gullart e apoio de produção de Jessica Carvalho. A música é fruto reflexões do artista sobre seu próprio  corpo e o lugar no mundo, como nortista, artista e negro. 

 

MAIOR TRIBUTO QUEEN DA AMÉRICA LATINA SE APRESENTA EM UBERABA

Produzido com afinco o “Queen Experience Tribute” encanta por excelência todo seu público, desde os mais experientes que tiveram a oportunidade de vivenciar as décadas dos anos 70 e 80, como aos mais jovens, resultado de gerações e gerações que aprendem a admirar as obras geradas pelo Queen, e por que não dizer, hinos dessa que foi uma das maiores bandas de todos os tempos. Com um requinte de detalhes o espetáculo executa as mais belas canções que marcaram épocas e estão presentes até os dias de hoje em nossas memórias e em rádios de todo o mundo, sucessos esses como Bohemian Rhapsody, You’reMy Best Friend, Love of my life, We Are theChampions e muito mais. Esta formação já é considerada um dos melhores tributos Queen da América latina. O perfil idêntico vocal e físico do vocalista impressiona a todos fazendo o público reviver momentos especiais de suas vidas, mergulhando em uma experiência nostálgica e única em uma noite mágica. No domingo, dia 13 de outubro às 20h no Teatro Sesiminas Uberaba, praça Frei Eugênio 231.

 

AGENDA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

Agenda do fim de semana 

Exposição Peças inéditas de Chico Xavier doadas pelo jornalista Saulo Gomes 

Memorial Chico Xavier | terça a domingo - 13h às 18h 

 

Museu de Arte Sacra (MAS) - Igreja Santa Rita 

Praça Manoel Terra | terça a sexta - 12h às 17h30 

 

10/10 | Feira Gastronômica

Praça Magalhães Pinto | 19h

 

10/10 | Palestra: As dimensões do ensinar e do aprender na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais - Rosa Margarida

Teatro Vera Cruz | 19h30

 

11/10 | Feira Gastronômica

Praça Dom Eduardo | 19h   

 

12/10 | 6º Cria Criança 

Futebol Vertical e Os Saltimbancos

Estádio do Uberabão | 16h

 

12/10 | FeirArte

Praça Jorge Frange | 19h

 

13/10 | Festa do Rosário 

Concentração Rua Tapajós, 57, Vila Celeste | 8h

Saída do Fitão | 11h 

Missa em homenagem às Santas | 12h30  

Anúncio Festeiros 2020 | Igreja São Domingos - 14h 

Almoço de confraternização e show Diamante e Banda | Centro do Turismo Étnico - 15h

 

13/10 | FeCult - Feira da Abadia

Fausto Reis e Palpite Feliz | 10h