Cria Criança
Biometria

Revisão biométrica em 61 municípios termina hoje

70,52% dos eleitores já fizeram o recadastramento

10/10/2019 06h00Atualizado há 4 dias
Por: Redação

 

Termina hoje a revisão biométrica do eleitorado em 61 municípios mineiros.  Entre eles, estão Água Comprida, Delta e Serra do Salitre, na região do Triângulo Mineiro.

As 61 cidades têm um total de 148.628 eleitores, dos quais 104.816 (70,52%) já fizeram o recadastramento. Os outros 43.812, que correspondem a 29,48% do eleitorado, podem ter o título cancelado se não comparecerem à revisão dentro do prazo. 

Segundo o chefe da 347ª Zona Eleitoral de Uberaba, Alexandre Barbosa Petermann, o movimento no cartório está grande. “Apesar disto ainda faltam muitos eleitores para se cadastrar. Dados de segunda-feira (7) mostravam que cerca de 2.800 eleitores de Delta e 830 de Água Comprida ainda não se cadastraram e têm de vir aqui para regularizar”, observa.

Petermann orienta aos eleitores tentar agendar para garantir mais agilidade, mas observa que os que comparecerem sem agendamento serão atendidos. O atendimento é feito por ordem de chegada ou por agendamento, que deve ser feito no site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). 

“Nesta quinta vamos atender até as 19h. Os eleitores que se enquadram nas prioridades legais não precisam agendar. Importante lembrar que os eleitores facultativos são obrigados a realizar biometria, ou seja os analfabetos, menores de 18 anos e maiores de 70. Todos têm de se cadastrar. Também é importante ressaltar àqueles que tiverem dificuldade, as prefeituras estão disponibilizando condução”, diz, solicitando, ainda, aos que forem transferir o título para Água Comprida e Delta ou para outras localidades e que querem tirar o título pela primeira vez para comparecerem em outra data, já que nesta quinta-feira a prioridade será para o recadastramento dos dois municípios e os demais têm mais prazo. 

Petermann informa que quem não fizer o recadastramento não vota nas próximas eleições, não consegue tirar passaporte nem fazer empréstimo em instituições públicas, não consegue se inscrever em concurso público, funcionário público terá a remuneração suspensa e universitários não conseguirão renovar suas matrículas, além de possíveis problemas com o CPF. 

“Para fazer o recadastramento biométrico obrigatório, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço recente, CPF, e título se possuir, para facilitar o procedimento. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar”, informa o chefe da 347ª ZE.

 

Prazo prolongado – “Em alguns municípios os eleitores terão prazo prolongado para realizar a biometria, como Conquista e Campo Florido, cujo prazo será dia 29 de novembro, e Veríssimo, onde o eleitor terá até 17 de dezembro para se recadastrar. Os eleitores destes municípios também terão de vir até Uberaba para fazer o recadastramento, exceção de Conquista, que tem um posto de atendimento no município”, explica Petermann.

O desembargador Rogério Medeiros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ressalta a importância de os eleitores comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a biometria. O apelo do presidente se torna ainda mais urgente já que, em alguns municípios, o prazo para o recadastramento biométrico se encerra nesta quinta. Para o desembargador, o desafio do estado de Minas Gerais é grande para cumprir a meta de biometrizar todo o eleitorado até 2020, conforme determinou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

 

Biometria em Minas Gerais – A biometria será obrigatória em 259 dos 853 municípios nas eleições de 2020. Segundo dados do TSE, Minas Gerais é o Estado com menor percentual de eleitores com biometria, apenas 40,82% cadastros. O TSE informa que 6,4 milhões de eleitores do estado registraram as digitais. Há 15.643.471 eleitores em Minas. 

Nas eleições de 2018, 84 dos 853 municípios adotaram a biometria de forma obrigatória. Atualmente, 175 municípios do estado estão passando pelo processo de recadastramento biométrico obrigatório, com prazos se encerrando em datas diversas: 10 de outubro, 29 de novembro – caso de Conquista – e 17 de dezembro de 2019 – caso de Veríssimo; e 21 de fevereiro de 2020.

A Central de Atendimento ao Eleitor de Uberaba fica na rua Doutor Lauro Borges, 97, no bairro Estados Unidos. Excepcionalmente nesta quinta-feira, o atendimento será das 12h às 19h. (MGS)

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias