Cria Criança
Ranking

Uberaba: A melhor cidade do interior de Minas e 39ª melhor do País para fazer negócios

Ranking divulgado pela Revista Exame mostra que o município subiu da posição 49ª para 39ª em um ano

11/10/2019 06h00
Por: Redação
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes - Foto: Neto Talmeli
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes - Foto: Neto Talmeli

Uberaba consolida em 2019, saltando 10 posições, o 39º lugar entre as 100 melhores cidades do País para se fazer negócios. O ranking da Urban Systems, divulgado pela Revista Exame, mostra que o Município subiu da posição 49ª para 39ª em um ano. Em Minas Gerais, Uberaba fica atrás apenas da capital Belo Horizonte, se posicionando como a 2ª melhor cidade do Estado para negócios. Outro destaque no ranking é o eixo Desenvolvimento Econômico – sem estar entre as 100 melhores em 2018, Uberaba deslanchou para a 21ª posição.

O prefeito Paulo Piau fez avaliação positiva e otimista sobre a conquista. “Se estamos avançando significa que a gente fez o dever de casa. Ser a primeira do interior de Minas é algo extraordinário. Uberaba é uma cidade inovadora, que vem em um crescente no aspecto da ciência, tecnologia e inovação. De 2013 para cá, o que fizemos foi dar uma sustentação a esta área, porque o setor produtivo é o eixo da economia. Estamos criando essa infraestrutura básica e o resultado está aí. Desburocratizamos muito, e ainda temos muito a fazer”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, também reforça que os resultados de Uberaba demonstram efetivamente o trabalho conciso na consolidação de investimentos e no incentivo econômico. O Município é referência em agilidade e qualidade no atendimento às empresas, de todos os portes, bem como no trabalho determinado em desburocratização dos processos.

“Este governo municipal sempre se preocupou com o desenvolvimento econômico, pois sem isso não se faz boa educação e saúde e não se gera novos empregos. A geração de riqueza é o ponto principal para que investimentos sejam viabilizados em benefício da sociedade. Desenvolvemos com qualidade diversos desembaraços e facilidades para alavancar a economia, e uma das nossas premissas é oferecer tratamento igual para desde microempresários até grandes empresas interessadas no Município. Valorizamos, portanto, toda a cadeia produtiva, proporcionando igualdade de condições a todos que pleiteiam incentivos”, observa o secretário.

Outro ponto importante, segundo José Renato, é a valorização dos atrativos logísticos de Uberaba, já que a cidade tem posicionamento estratégico que interessa os investidores. “A gestão municipal tem a visão tanto de valorizar suas vocações, quanto de diversificar seu polo industrial para criar perspectivas econômicas. Temos um eixo forte de desenvolvimento, criado com planejamento e visão estratégica. E não podemos esquecer da importância destinada ao Turismo e Inovação por este governo, segmentos significativos para o desenvolvimento de Uberaba”, pondera o secretário.

 

Gás é a chave para alavancar Uberaba no ranking, evidencia secretário José Renato Gomes

“Só não estamos melhor posicionados porque ainda não temos o gás em Uberaba”. Esta é a análise do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, ao observar que o gasoduto pode trazer ascensão ainda maior ao Município no ranking nacional. José Renato afirma que com a chegada do gás na região o ‘desenvolvimento será outro’, com novas portas para grandes investimentos.

“Hoje nós já disputamos investimentos com muita vantagem, pois temos uma Lei de Incentivo atrativa, posição geográfica privilegiada e uma agilidade que surpreende as maiores empresas com interesse no Município. Só que não temos gás, e isso nos limita em discussões importantes. Ficamos excluídos de processos industriais que precisam do gás como matriz energética. E isso é muito significativo. Uberaba trata desse assunto com um empenho imensurável”, declarou José Renato Gomes.

 

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias