Cria Criança
Obras

Feam e DEER iniciam obras de descontaminação na Zona da Mata

As obras terão início na próxima segunda-feira (14)

12/10/2019 06h00
Por: Redação

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) assinou, quarta-feira (9), ordem de serviço junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG) para início das obras de descontaminação em terreno situado em propriedade particular no município de Descoberto, na Zona da Mata. As obras terão início na próxima segunda-feira (14), com previsão de término em seis meses.

Estudos realizados pela Feam, em parceria com a prefeitura de Descoberto e universidades da região, mostram que o solo foi afetado por mercúrio metálico. O território, que fica na zona rural do município, inclui também uma Área de Preservação Permanente (APP). 

“Acreditamos que a contaminação se deu a partir da deposição de rejeitos provenientes de um garimpo que funcionou no local há cerca de um século. O material, provavelmente, foi enterrado, o que dificultou sua identificação”, explica o presidente da fundação, Renato Brandão. 

Para realizar as obras de remoção do solo contaminado e encaminhamento para um aterro de resíduos perigosos, foi contratada uma construtora terceirizada, por meio de licitação. O engenheiro civil Lucas Alves explica que a obra terá duas fases distintas. “Inicialmente, serão realizados os serviços preliminares que consistem na instalação da placa de obra, cercamento da área, sondagem e levantamento topográfico”, enumera. Após o período chuvoso, o material será retirado e isolado.

Atuação conjunta – As medidas de mitigação de danos, restrição de acesso e exposição de pessoas à área contaminada envolveram diversos órgãos públicos e entidades de pesquisa. O DEER-MG acompanhará as atividades da construtora, definindo prazos e supervisionando as ações propostas. Também participam das ações conjuntas a Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora, a Copasa, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias