PMU
Coluna

Campanha contra Hepatite C salva uberabenses

José Moreira Filho

Clubes de Serviço

Clubes de ServiçoClubes de Serviço

01/08/2019 06h00Atualizado há 1 semana
Por: Redação

Campanha contra Hepatite C salva uberabenses

A campanha contra a Hepatite C, com a participação de voluntários do Rotary, poderá salvar 31 pessoas diagnosticadas com a doença. No total foram feitos 5.365 exames gratuitos, no período de 22 a 28 de julho, no Calçadão; Terminal Oeste; Feiras da Abadia, av. João XXIII e Beija Flor; Mercado Municipal, Delegacia de Polícia Civil.

O vírus VHC, transmitido pelo sangue, é a causa da Hepatite C. Lenta e silenciosa, a doença, se não descoberta a tempo, pode provocar cirrose, câncer de fígado, insuficiência hepática. O uso de preservativos nas relações sexuais, manter-se longe das drogas injetáveis e redobrar cuidados com instrumentos que possam estar contaminados, são as principais prevenções.

Além dos seis clubes de Rotary de Uberaba, a campanha envolveu a UFTM, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Ministério da Saúde, Codau e ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). Com altos índices de cura, se descoberta a tempo, a Hepatite C tem tratamento pelo SUS. As pessoas diagnosticadas na campanha foram encaminhadas para a UFTM.

 

LIONS CLUBES “NÓS SERVIMOS”

FIM DE SEMANA DE FESTAS, COMIDA BOA E ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA COMUNIDADE

No mesmo dia o Lions Clube De Uberaba Nair da Silva Oliveira, que é formado apenas por mulheres voluntárias, com muita descontração, promoveu deliciosa feijoada em q arrecadou 130 kilos de alimento.  Parte serão doados a Casa Sao Pio e a famílias carentes. Foi uma tarde muito alegre com a presença de voluntários de outros clubes de serviço e da comunidade em geral.

No mesmo dia o Lions Clube De Uberaba Nair da Silva Oliveira, que é formado apenas por mulheres voluntárias, com muita descontração, promoveu deliciosa feijoada em q arrecadou 130 kilos de alimento.  Parte serão doados a Casa Sao Pio e a famílias carentes. Foi uma tarde muito alegre com a presença de voluntários de outros clubes de serviço e da comunidade em geral.

LIONS É O MAIOR CLUBE DE SERVIÇOS DO MUNDO

Presente em mais de 200 países e territórios, com 47 mil clubes e quase um milhão e meio de associados, Lions Clube atinge todos os pontos do planeta. O serviço começa com os Leões. Se você tem interesse em se tornar um Leão ou solicitar um serviço de um clube, basta digitar na barra de pesquisa do site (www.lionsclubs.org/pt) e deixar o serviço começar! 

 

ENTRE COLUNAS

EST MA VIE

Para aqueles que já atravessaram 3/4 da expectativa de vida, muitos fatos vão aos poucos tomando outros sentidos. Pois ao ultrapassar esse umbral da existência, os significados do tempo vão paulatinamente tomando formas diferentes.

Tantos sentidos antes atribuídos gratuitamente a fatos e coisas, agora são pesados na balança da experiência. Arroubos juvenis muitas vezes inconsequentes, hoje são qualificados de loucuras. Volta-se o olhar mais para si mesmo talvez por estar livre das obrigações sociais e sentindo que o barco está indo mais rápido. Percebe-se principalmente, que a queda d’água está cada vez mais perto, então a introspecção é deveras inevitável. Começa-se a reflexão sobre o que se fez e o que foi deixado de fazer e um impulso psicológico de sobrevivência nos faz mudar um pouco os valores. É natural que o egoísmo, antes talvez sub-reptício, agora se mostre mais vigoroso, numa tentativa de tapar lacunas descobertas pelas prementes necessidades da vida. Claro que, dependendo do caráter de cada um, pode se tornar uma pessoa mais ou menos agradável. A família, às vezes encolhe com o “bater asas” dos filhos, ou espicha com a chegada de agregados. As crianças ganham babás/avós e as vidas se entrelaçam num torvelinho indefinido, mesclado de angústias, culpas e desculpas. É muito importante tomar consciência dessa realidade para não ser envolvido por ela. Se até hoje você não teve “tempo” para lidar com seus dilemas, e fazer suas escolhas de forma livre e independente, é preciso que o faça agora, para evitar frustrações incorrigíveis e se tornar um senil infeliz.

Ainda há tempo para dar aquele mergulho para dentro de você mesmo, conhecer-se melhor e descobrir o que realmente lhe agrada, alimentar sonhos sem medo de atrapalhar o caminhar daqueles que o acompanham. Descobrir o que está faltando e o que está sobrando no armário de sua vida e ter a coragem de substituir. Descubra o que é felicidade para você e busque-a com todas suas forças, sem, no entanto, desprezar o mapa da lealdade, da gratidão e da generosidade. A consciência de que não podemos ser perfeitos, não exclui necessariamente a possibilidade de tentá-lo. É preciso, no entanto, conhecer a força de suas asas para calcular o tamanho do voo.

Est ma vie!  É a vida que construímos. Conscientes ou não, escrevemos nossa história respondendo em torno de 90% por tudo que nos acontece. Para isso é necessário que criemos um filtro especial para que só chegue a nós o que aceitarmos.

Assim, descobrimos o milagre que somos e nos alegramos por estarmos vivos aos 60,70,80...

Só não fica velho, quem morre cedo!

 

José Moreira Filho

[email protected]

ARLS Salim Bittar

Or.: de Ituiutaba-MG

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias