Prefeitura - Carnaval
Coluna

Defendendo o óbvio

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

17/10/2019 06h00Atualizado há 3 meses
Por: Redação

Na sociedade do desempenho pode ser mesmo muito difícil observarmos o óbvio. A busca constante pelo novo, pela criatividade, por sermos destaques em tudo e a todo tempo nos faz abandonar a ideia do óbvio. Constantemente a obviedade tem sido trocada por algo fora da caixa, mesmo que não saibamos bem nem mesmo o que a caixa é para nós. Qual sua dimensão, sua importância, seu contexto, de que material foi feita e como foi construída.

Qual a utilidade da caixa se todos nós devemos ir além dela? E, infelizmente, muitas pessoas tem se aproveitado disso para explorarem ainda mais a ignorância alheia. Propondo absurdos fantasiados de novas formas de pensar ou agir, colocando a razão em detrimento de suas ideias conservadoras e preconceituosas, alegando um formato diferente, distante do que já foi feito e que, para a situação, agora será feito de forma melhor.

Temos visto isto diariamente na tevê, nos jornais, nas ruas e em discursos ambiciosos e pouco estruturados, porém muito efetivos na viralização do grotesco. Será mesmo que teremos que defender, em pleno século 21, o óbvio? Que a Terra é redonda? Que cor não significa gênero? Que laranja não é só cor ou fruta? Que estado laico não é estado da sua bancada? Que tortura é crime? Que ditadura não é aceitável? Que censura nunca mais?  Que educação exige investimento? Que cultura é importante? Que arte não é vagabundagem? Até quando vamos continuar defendendo o que deveria nunca ter sido atacado?

Ou até quando a caixa será o inimigo de quem nunca soube o que é pensar diferente e aceitar esse pensamento? Entender, perceber e avaliar o que acontece em volta da gente vai muito além de estar dentro ou fora da caixa, e mais do desempenho define como sermos melhores aceitando e defendendo o querem que esqueçamos, é óbvio. 

 

ÍCONE DO BREGA E DA COMÉDIA FALCÃO CONFIRMA APRESENTAÇÃO EM UBERABA

O cantor Falcão, referência de humor e estilo, se apresenta em Uberaba com seu novo projeto “Altamente Mais ou Menos”, um Stand Up Musical, que tem como principal objetivo resgatar uma importante etapa cultural da música brasileira. O enfoque do Stand up Musical é trazer reapresentações de sucessos com novos arranjos, preservando a essência das construções, levando ao público o resgate de grandes sucessos da carreira do cantor. Falcão tem um enorme carisma com o público ao interpretar suas canções e deleita-se nos fatos da atualidade tão presentes nas suas obras. A apresentação foi confirmada para o dia 09 de Novembro, sábado às 21h dentro do projeto “Os clássicos estão na moda” uma realização do SESI para a 25ª edição do Minas Trend, maior feira expositiva de moda da América Latina. O cantor ainda faz no mesmo dia, às 16h um bate papo sobre a importância do figurino na carreira artística e a liberdade de expressão ao se vestir. No Teatro Sesiminas Uberaba com ingressos já a venda. 

 

EXPOCIGRA FIEMG TRAZ GRANDES NOMES DA ARTE E DO ESPORTE EM PALESTRAS GRATUITAS

A 7ª edição da Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg) traz três palestras gratuitas com personalidades consagradas no cenário nacional, de 17 a 19 de outubro, a partir de 19h, no Espaço Sebrae de Negócios, montado no Parque Fernando Costa. A ExpoCigra Fiemg é realizada pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), em parceria com a Fiemg Regional Vale do Rio Grande e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  Em 17 de outubro (quinta-feira), a primeira palestra “Uma História que Inspira a Realização de Sonhos” será do escritor e poeta Bráulio Bessa. Em 18 de outubro (sexta-feira), é a vez do cantor sertanejo e escritor Leo Chaves ser o centro das atenções com a palestra “Seja uma Marca - A Grande Revolução”. 

Em 19 de outubro (sábado), a campeã mundial de basquete Hortência Marcari encerra a programação com a palestra “Lições de uma Vida: Estratégia, Valores e Atitude de uma Campeã”. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site expocigra.com.br. Também apoiam a feira a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), da Mosaic Fertilizantes, o Grupo Petrópolis, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Material Elétrico e Fundição de Uberaba (Simefu) e o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM). Mais informações pelo telefone (34) 3312-2100.

 

MARCELO JENECI EM UBERABA

Marcelo Jeneci volta as origens ao homenagear o bairro em que cresceu, Guaianazes. O terceiro álbum sucede “de graça” (2013) e traz experimentos musicais que se juntam à famosa sanfona do cantor e compositor, em uma mescla de acústicos, sintéticos e regionais que resgatam a trajetória de jeneci ao longo de sua formação musical. No repertório, seus maiores sucessos, novas canções e entre outras. Em única apresentação na cidade neste sábado, dia 19 às 19h no Laboratório96.