Coluna

Política

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio HumbertoCláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

18/10/2019 06h00
Por: Redação

“Eu só quero transparência, tá ok?”

Presidente Jair Bolsonaro sobre a briga que arrumou com o PSL, seu próprio partido

 

Jogada tenta encarecer e inviabilizar energia solar

A serviço das distribuidoras de energia, a “agência reguladora” Aneel vai golpear quem investiu em geração de energia solar. Em “consulta pública”, a Aneel finge submeter a “debate” o que já está decidido: taxar consumidores que acreditaram na seriedade das suas decisões e investiram em sistemas de geração solar. Já são 120.000 instalados no País. O golpe objetiva criar um faturamento extra para as poderosas distribuidoras, encarecendo e desestimulando o uso de energia solar.

 

Mão grande

Com a mudança vergonhosa, o consumidor passará a pagar pelo uso da rede da distribuidora e até pelos encargos cobrados na conta de luz. 

 

São uns artistas...

A alegação cínica é que, hoje, a distribuidora devolve “praticamente sem custos” a energia que o consumidor gera a mais durante o dia.

 

O inverso não vale

O argumento falacioso esconde que a distribuidora também recebe “praticamente sem custo” a energia gerada pelo consumidor.

 

Socorro, polícia

Nos últimos 7 anos, a geração solar distribuída gerou mais de 40.000 empregos. Bom motivo para a Polícia Federal ficar de olho na armação.

 

Bolsonaro será o maior ‘cabo eleitoral’ no Rio

Levantamento do instituto Paraná Pesquisa realizado entre os dias 11 e 15 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, mostra que o presidente Jair Bolsonaro e o governador Wilson Witzel, do PSC, serão eleitores importantes na disputa municipal. Segundo a pesquisa, 49,9% dos cariocas aprovam o governo Bolsonaro e 45,4% o desaprovam, com impressionantes 37,1% que o avaliam bom e ótimo. Witzel é aprovado por 47,8% e reprovado por outros 47,3%, em um rigoroso empate.

 

Fundamental

Para o diretor do Paraná Pesquisa, Murilo Hidalgo, a participação do presidente e do governador será “fundamental” na eleição.

 

Esquerda fragmentada

Se PT, PSOL e etc se unissem, representariam uma força eleitoral importante, mas a esquerda está fragmentada, observa Hidalgo.

 

Dados da pesquisa

O Paraná Pesquisa entrevistou 1.002 eleitores no município do Rio de Janeiro para a pesquisa que tem margem de erro de 3%.

 

CPI contra exploração

Os deputados Fabio Mitidieri (PSD-SE), Fabio Reis (MDB-SE) e Fabio Henrique (PDT-SE) protocolaram nesta quarta (16) o requerimento de criação da CPI dos Preços das Passagens Aéreas.

 

Suspeitos de sempre

Lula era o mais citado no relatório final da CPI do BNDES, à frente do dono da JBS/Friboi Joesley Batista e do ex-ministro Guido Mantega. Os três seriam indiciados, mas o PT se aliou ao centrão e CPI virou pizza.

PODER SEM PUDOR

O fogo da juventude

Eliseu Resende era senador septuagenário quando lembrou da candidatura ao governo de Minas, em 1982, contra Tancredo Neves. Inexperiente, cometeu um erro ao criticar a idade do adversário: “Não podemos entregar o Estado a quem, numa idade provecta, não pode sustentar o peso da administração.” Tancredo não passou recibo. Foi à TV elogiar o rival e acabar com ele: “Konrad Adenauer deixou o governo da Alemanha aos 80 anos, após reconstruir o país. Já o jovem Nero...”

 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias