Sábado, 20 de Abril de 2024 03:23
Geral Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

18/10/2019 06h00
Por: Redação
Vinhos & tal

 

VINHO E VERÃO

A Primavera por aqui, com um sol escaldante, continua aborrecendo muitos e que reclamam do calor intenso! Mas vamos combinar: esta época do ano é também, a que mais nos enche de alegria e alto astral! Por isso, não podemos nos estressar, mas sim, buscar opções de relax e aproveitar com bom humor e disposição, tudo de bom que esta estação nos proporciona. E depois, é bom lembrar que o verão nem chegou ainda!

Quem me acompanha por aqui, sabe que venho há um bom tempo, falando de castas e vinhos que mais combinam com climas quentes e tropicais como o nosso. Falo especialmente das uvas brancas, por suas características que evidenciam mais frescor, frutas, acidez e mineralidade.   

Aqui no Brasi, muitos acham que a primavera e o verão são épocas do ano inapropriadas para o consumo de vinho, já que associam o vinho há dias frios, que pedem como acompanhamento pratos mais encorpados, picantes e gordurosos.

É tanta, esta percepção, que outro dia destes, estava em um supermercado à procura de um vinho, quando encontrei um amigo que me questionou o fato de estar comprando vinho para beber nesta época do ano. Dizia ele, que não consegue nem olhar para o vinho neste calor, que tem que ser cerveja ou chope. Disse a ele que eu estava à procura de um vinho branco, rose ou espumante, pois são ideais para climas de verão e que são bem refrescantes. Aí ele me disse que não toma vinho branco, só gosta de vinho tinto.  Pois bem, disse a ele: vinhos tintos também são excelentes companhias no verão! Claro que ele me olhou com uma cara de incrédulo, mas não ousou perguntar porque. Por isso, vou hoje fazer a indicação de algumas uvas tintas que podem perfeitamente, proporcionar muito prazer e refrescância nestes dias de sol á pique e calor escaldante. Assim, quem sabe, convenço o amigo e a todos os outros que como ele, tem preconceito de vinho nos dias de calor! Vamos à elas!  

 

Tintos para o verão

Os vinhos tintos merecem um lugar na sua mesa no verão, sim! E a maneira mais correta e prazerosa de degustar este vinho é escolher rótulos de uvas que ofereçam menor teor de tanino, que sejam mais leves, mais ácidos e mais frutados. Mas claro, estes vinhos pedem um pouco mais de cuidado e não podem ser refrigerados a temperaturas muito baixas, pois mesmo que sejam mais leves, ácidos e frutados, como já mencionei, eles são mais encorpados e tem um maior teor de tanino, se comparado aos vinhos de uva branca. Pois, se a temperatura for excessivamente baixa, o vinho ficará com um sabor metalizado, trazendo ao paladar um grande desconforto.

Assim sendo e para melhor desfrutar um tinto no verão, a indicação é que o coloque para resfriar utilizando um balde de gelo com um pouco de água. Mas se você não conseguir colocar a garrafa no gelo, coloque-a na geladeira (na parte mais baixa) por 45-60 minutos antes de beber, que ficará numa temperatura aprazível , por volta de 12º a  14º, e você poderá melhor explorar todos os aromas e sabores que ele pode oferecer. Mas é importante lembrar sempre de ler as descrições do vinho no rótulo, pois além de descobrir uvas novas que combinam com verão, você ficará sabendo se as uvas foram cultivadas em regiões frias do velho mundo ou em regiões quentes do novo mundo. Pois o terroir, as condições de cultivo e o método de vinificação, -como se passou por barrica ou não- vão te dar informações se o vinho tem mais ou menos frescor e frutas e se harmonizam bem com os dias quentes.  

Dentre as uvas tintas que entregam vinhos mais leves e que são perfeitamente resfriados, podemos citar muitas delas, mas hoje vou indicar algumas que são de fácil acesso e ideais para os dias quentes:

 

Lambrusco

Uma uva que faz um vinho tinto frisante, de mesmo nome, muito conhecido e delicioso, proveniente da região italiana de Emilia Romagna, e combina muito bem com o verão.

 

Gamay

A Gamay é mais conhecida como a uva usada nos vinhos franceses Beaujolais Nouveau.Entrega vinhos alegres e frutados, com notas de frutas vermelhas, amora picante e laranja, é tradicionalmente servido gelado pelos franceses. 

 

Frappato

Frappato di Vittoria ou Frappato é uma variedade de uva para vinho tinto italiana plantada principalmente na Sicília. Como varietal, o Frappato produz vinhos de corpo leve com um aroma distinto de uva. É um vinho fantástico e fácil de beber. Está repleto de sabores e aromas de morango silvestre e framboesa vermelha, e tem uma textura incrivelmente suave.

 

Grenache

Grenache (conhecida como garnacha na Espanha), é uma uva que produz deliciosos vinhos de corpo médio cheios de aromas de frutas vermelhas. Ela é muito famosa pois   compõe o blend que dá origem aos vinhos Châteauneuf-du-Pape e o Côtes du Rhône. Mas a nossa dica é que dê preferência aos vinhos de uva Garnacha, da Espanha, que são os mais apropriados para o calor de nosso verão. 

 

Pinot Noir

Conhecida como a “uva branca” das tintas, a Pinot Noir é oriunda da França, mais precisamente da região da Borgonha. Ela entrega vinhos bem leves, média estrutura, com boa acidez e taninos discretos. Quando jovem exibe aromas de frutas vermelhas frescas. É parte integrante das castas que se faz os famosos espumantes Champagne e é famosa também por ser a uva do vinho Grand Cru Romanée-Conti. Mas o idela é consumir um Pinot Noir do Novo Mundo, como o Chile e mesmo do Brasil, pois são mais frutados e mais leves. 

 

Barbera

A Barbera é uma casta originária da região do Piemonte na Itália e é a mais popular da região. Em ternos de produção, fica atrás apenas da Sangiovese, a uva mais cultivada na Itália. A Barbera faz vinhos em estilo moderno, leve, com muito sabor e riqueza. Entrega um ótimo e complexo aroma de frutas vermelhas e excelente acidez. São vinhos tintos perfeitos para harmonizações na com refeições.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Alberto Pereira
Sobre Carlos Alberto Pereira
Enófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: vinhosetal@gmail.com / 98412-6446
Ele1 - Criar site de notícias