Saúde

Dia D de Vacinação contra o sarampo acontece hoje

O objetivo é imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

19/10/2019 06h00
Por: Redação
Será realizado em todo o Brasil o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo - Foto: Divulgação
Será realizado em todo o Brasil o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo - Foto: Divulgação

 

Maria das Graças Salvador

Neste sábado (19), será realizado em todo o Brasil o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Dividida em duas etapas, esta primeira fase da campanha seguirá até na próxima sexta, dia 25. O objetivo é imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. Assim, devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.

O Dia D de Mobilização é uma data em que postos de saúde de todo o país estarão abertos,  para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

Somente em Minas Gerais, serão cerca de 4 mil postos em funcionamento. Em todo o estado, ainda há uma estimativa de 770.545 crianças - de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias - não vacinadas contra o sarampo.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos. 

Em Uberaba, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, dos dias 7 a 18 deste mês foram aplicadas 208 doses em crianças de 6 meses a 11 meses; 256 doses em crianças de 1 a 4 anos e 991 doses nas demais idades. Ainda segundo Boaventura, de 1º de janeiro a 18 de outubro deste ano foram aplicadas 16.101 doses.

Em Uberaba, observa o diretor de Vigilância em Saúde, a vacinação acontece todos os dias nas quatro unidades que ficam abertas até as 21h, além das demais. Ele explica que o Dia D é uma ação para aquelas pessoas que não conseguem vacinar durante a semana, visto trabalho, por exemplo. Então como Uberaba tem esse atendimento noturno ele diz que o Dia D acaba sendo de segunda a sexta, nas unidades de saúde com atendimento noturno.

 

Segunda etapa – Na segunda etapa, a ser realizada de 18 a 30 de novembro, será o momento para os jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos, se vacinarem. Para essa fase, o Dia D de Mobilização está marcado para 30/11.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre sarampo, de janeiro até outubro deste ano já haviam sido confirmados 6.640 casos e seis mortes. No período de 7 de julho a 29 de setembro, foram registrados 5.404 casos confirmados, enquanto 22.564 ainda estão em investigação. Outras 7.554 suspeitas foram descartadas. O período concentrou 81% dos casos confirmados neste ano.

Já em Minas Gerais, o número de casos de sarampo continua aumentando. Com dados da última quarta-feira (16), foram confirmados 51 casos, além de 368 notificações suspeitas da doença em investigação e 1.573 notificações provenientes de 226 municípios no estado. Destes, 1.158 (73,6%) foram descartados. Uberaba continua sem nenhum registro da doença. Segundo o boletim, Uberaba enviou 14 sorologias e todos foram descartados.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias