Prefeitura - Carnaval
Coluna

Página em branco

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

24/10/2019 06h00Atualizado há 3 meses
Por: Redação

Esta página em branco, neste livro dos sentidos, não foi escrita. Não haverá nenhuma história sobre ela, nenhuma palavra será grifada e nenhum texto será redigido. Os parágrafos se foram por entre os vãos apertados da insensatez. Sendo assim, não será gasta uma única gota de tinta para registrar nenhuma ação ou reação. Nesta página o romance não terá espaço, muito menos os dramas, suspenses, ou comédias. O clímax foi trocado por uma linear censura, onde se esconderam os roteiros de aventuras indescritíveis que jamais poderão ser lembradas.

E esquecidos ficarão também as descrições sobre seus personagens principais, protagonista e antagonista que se enfrentariam em ilusões invisíveis, guerras matinais de notícias impensáveis. Não haverá sequer um rodapé que explique as origens de seus traumas mais lindos e dolorosos. E ao cair da noite, mesmo iluminadas pela paixão efusiva dos adolescentes, não serão lidas as entrelinhas, pois estas também partiriam com as conjugações imperfeitas de um futuro que nunca existiu. Nesta página que não foi escrita, a arte jamais se reconhecerá ou conhecerá seu reflexo no outro, pois a clareza tomou o lugar das cores que pintariam almas transparentes.

E sem as marcas de todas as expressões não haveria a possibilidade de identificar possibilidades riscadas no vazio incolor. Talvez alguma mancha ainda possa ser vista em algum canto escondido, por debaixo de corajosos guarda-chuvas que protegem e que ilustram delicadamente as únicas marcas da inviolável página sem vida.  E mesmo com toda razão, olhares fugazes e a mais perspicaz inteligência não será possível depositar frases feitas na página sensível a tão intensos sentimentos.

Permanecendo sem caracteres e sem características, sem melodia, sem letra, sem música, a descompassada página sem ritmo, em um sem tempo infinito e incontrolável apenas irá se desapegar de memórias mal contadas em palcos despejados. Esta página em branco, neste livro de sentidos, nunca foi escrita, mas foi sentida, interpretada, cantada, pintada, vivida, compartilhada, linha por linha até apagar-se em si mesma. 

 

CHEGA DE SAUDADE

Concerto especial sobre a Bossa Nova acontece nesta sexta, 25 de Outubro às 20h na Praça da Abadia. Em comemoração aos 60 anos da Bossa Nova a Orquestra Municipal de Uberaba apresentará as mais emblemáticas e significativas músicas do movimento comandado por Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e outros. No repertório canções como Garota de Ipanema, Chega de Saudade.

 

ESTREIA NACIONAL DE CLAUDIA RAIA E JARBAS HOMEM DE MELLO SERÁ NESSE FIM DE SEMANA EM UBERLÂNDIA

Os atores Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello chegam à Uberlândia para a estreia nacional do espetáculo “Conserto para Dois”. O musical será apresentado nos dias 26 e 27 de outubro, no sábado às 17h e 21h e domingo às 19h, no Teatro Municipal de Uberlândia. Os atores irão se dividir entre 11 personagens para poder contar a história de amor e obsessão entre o famoso escritor de best-seller Ângelo Rinaldi (Jarbas), com a diva de cinema e celebridade internacional Luna de Palma (Claudia). Com texto de Anna Toledo e canções dela, Tony Luchesi – também diretor musical da montagem – e Thiago Gimenes. Kátia Barros é a codiretora do espetáculo, ao lado de Jarbas. Bruno Oliveira assina o figurino. Natália Lana é a responsável pelo cenário. A produção é da Raia Produções. Após a estreia em Uberlândia, o musical segue em  turnê e passará por mais sete cidades brasileiras de outubro até dezembro de 2019.

 

SHOWS DO LABORATÓRIO

Encerrando a temporada de show de Outubro do Laboratório96 Ava Rocha e Negro Leo chegam a cidade em dobradinha. Os cantores mostrarão em performance intimista parte da obra autoral, que incluem sucessos, canções obscuras e inéditas, de ambos artistas. Nesta sexta, dia 25 de Outubro à partir das 21h. O Laboratório96 fica na Praça Comendador Quintino 144. 

 

A MULHER NA ARTE

Coletivo Frida Kahlo de Uberaba promove mais um encontro, desta vez discutindo a mulher na arte. Será exibido o documentário ‘!Mulheres Arte Revolução’: Reescrevendo páginas da história da arte, além de roda de conversa e intervenção artística com Maíra Rosa. O evento é gratuito e acontece no Casarão do SESI, Praça Frei Eugênio 23, neste sábado, dia 26 de Outubro às 15h. 

 

UBERÁFRICA

Para ajudar um projeto na África e também instituições filantrópicas de Uberaba, será realizado, neste domingo, dia 27 de Outubro a primeira edição do “UberÁfrica”. Com apresentações de integrantes da Orquestra Municipal e da banda Projeto ao Cubo, além do musical de alunos do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira.  O ingresso tem valor simbólico de R$ 20 mais a doação de um quilo de alimento ou leite. O evento será às 18h no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho, Rua Doutor Ludovice, 370.

 

AGENDA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

24/10 | Feira Gastronômica

Praça do Quartel | 19h

 

24/10 | Workshop - O negro e seu empoderamento 

Teatro Vera Cruz | A partir das 13h

13h - Credenciamento

14h - Roda de Conversa 

A mulher negra no mercado de trabalho; 

A solidão do homossexual negro 

17h - Encerramento das atividades da tarde

19h - Palestra Consciência Negra e o trabalho do AfroReggae - Grupo Cultural AfroReggae 

20h - Relato de experiência: AfroLata

20h30 - Apresentação musical do grupo AfroLata

 

25/10 | Feira Gastronômica

Praça Dom Eduardo | 19h   

 

25/10 | Bossa Nova - Especial 60 anos de ‘Chega de Saudade’

Orquestra Municipal de Uberaba e convidados

Praça da Abadia | 20h 

 

26/10 | Talentos Cidadania

Oficinas de DJs, graffiti e  danças urbanas

Circo do Povo | 16h

 

26/10 | FeirArte

Praça Jorge Frange | 19h

 

26/10 | Gospel Cultural com apresentações de Movimento Ativo Rap e Denes Tarcísio e Banda

Praça da Bíblia | 20h

 

27/10 | Domingo na Concha do servidor

Praça da Concha Acústica | 12h