Arahilda Gomes Alves
Livro que me reportou há décadas e curiosamente, passei a desfolhá-lo. Quem sabe, as máximas aqui apregoadas, atravessam razão e coração surtindo bons efeitos, mesmo em doses homeopáticas, no atingimento de boa massa de egoístas, ambiciosos, invejosos, falastrões...
O mundo vive às avessas. Nossos legisladores invertem as leis a seu bel prazer. A caneta borra pensamentos antes sadios. A espada protege bandidos. As balas de armas achadas tornam-se perdidas, nas favelas. O direito entorta-se como lâmina fria sangrando peito aberto dos verdadeiros heróis. Água e sabão transformados em grandes jatos, não mais lavam consciências da suprema corte, que há muito tornaram-se críticos da própria arte de julgar. Resvalam-se no chão encharcado da concupiscência, sempre aboletados no poder, que a tudo governa mirando-se nas togas intocáveis invertendo valores.
Depois desse desdenhoso comentário, que estremece razão, acordem com pensamentos levando à lenta e sadia reflexão. Ei-las:
SOMOS UM POVO, ISTO É, UM CONJUNTO DE CIDADÃOS, LIGADOS, NÃO APENAS POR INTERESSES MATERIAIS, MAS POR VALORES ÉTICOS E ESPIRITUAIS (Juscelino Kubitschek)
A mão, que nada oferece, nada pode receber. (Adágio popular). Prazer de fazer o bem é maior do que recebe-lo. (Epicuro). Não levantes a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão. (Machado de Assis). Não há juiz mais justo e mais severo do que o tempo (Adágio popular). Há pessoas, que falam mal de todos para inculcar que só elas prestam. (Marquês de Maricá). Trata teus superiores sem lisonjas e teus subalternos sem desprezo. (Confúcio) Dinheiro é como eletricidade: beneficia os prudentes, fulmina os insensatos. (Dinamor). Quando nasceste, ao teu redor, todos riam, só tu choravas; faze por viver de tal modo, que à hora de tua morte, todos chorem, só tu rias. (Confúcio)
Quem vive do passado, é museu (Do para-choque de caminhão). Quem não vive para servir, não serve para viver. (Adágio popular). Os grandes valores só são compreendidos tardiamente ou postumamente (Nietzsche). A melhor pregação é a do bom exemplo (adagio popular). Há pessoas que falam mal de todos para inculcar que só elas prestam. (Marquez de Maricá). Falar mal dos outros é um modo desonesto de nos elogiarmos. (Elza Yung). Respeite a ti mesmo e terás um caráter nobre. (Pitágoras) A grandeza de um país, não depende do tamanho do seu território, mas do caráter de seu povo. (Colbert) Pequeno é aquele que odeia os grandes, grande é aquele que ama os pequenos. (Terezinha de Jesus). Quando os que mandam, perdem a vergonha, os que obedecem, perdem o respeito. (Cardeal de Retz).
Finalmente, os lemas sempre otimistas: Sem luta, não há glória. Vida é riqueza. A honestidade sempre vence.
E um meu, que carrego no baú inesgotável do bem querer: O SORRISO É O ABRAÇO DO CORACÃO!
Arahilda Gomes Alves - Cadeira 33 ALTM; vice-presidente -2ª-gestão; membro Academia Poetas Portugueses e Academia Letras e Artes Portugal; cônsul Poetas Del Mundo; Academia Internacional do Brasil; diretora cofundadora Fórum Articulistas de Uberaba e Região. Partícipe Rede Sem Fronteiras; sócia Poemas à Flor da Pele. Dois primeiros lugares em Contos (R.S) e Feira do Livro (México). Crônica (2018). Escreve crônicas no JU desde 1993.
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 20°
Chuva