Pressão arterial

Medicamentos para pressão alta ‘funcionam melhor na hora de dormir’

Os especialistas acreditam que o ritmo circadiano altera a resposta ao medicamento

29/10/2019 06h00
Por: Redação

Para tirar melhor proveito dos medicamentos de uso diário para controlar a pressão arterial, uma pesquisa recente sugere que devemos tomá-los antes de dormir. É uma dica simples que pode salvar vidas, afirmam os autores do estudo espanhol, publicado na revista científica European Heart Journal. De acordo com a pesquisa, os comprimidos oferecem mais proteção contra ataques cardíacos e derrames quando tomados na hora de dormir — e não pela manhã.

Os especialistas acreditam que o ritmo circadiano — ciclo fisiológico de aproximadamente 24 horas em que se baseia nosso relógio biológico — altera a resposta ao medicamento. Mas advertem que são necessários mais estudos para verificar se os resultados são aplicáveis a todos os pacientes com hipertensão — e que eventuais alterações no horário da medicação não devem ser feitas sem antes consultar um médico. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias