Economia

Coluna do Kadu

Prof. Dr. Carlos Eduardo do Nascimento - Advogado e Consultor Tributário; Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reflexões

ReflexõesArtigos diários

02/11/2019 06h00
Por: Redação

II INTERNATIONAL LAW SYMPOSIUM COMPLIANCE AND TECHNOLOGY LAW

Com a brilhante organização do Prof. Dr. Felipe Chiarello aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro em Berkeley – Califórnia – Estados Unidos o melhor evento jurídico que já pude participar em quase 30 anos de formado. Debatendo temas extremamente atuais, estavam entre os palestrantes apenas os melhores do mundo em cada uma das temáticas, além de uma plateia de altíssimo nível, dentre eles Professores do Mackenzie, USP e de Uberaba este colunista, que atualmente coordena o Curso de Direito do CESUBE.

 

PALESTRANTES

Dentre os palestrantes o Prof. Jim Dempsey da Berkeley Law, que falou sobre Questões Legais e Políticas da Inteligência Artificial na atualidade. De forma muito didática explicitou as principais questões que estão surgindo a partir do momento em que o homem tem se aperfeiçoado no desenvolvimento de tecnologias na área da Inteligência Artificial.

Em seguida, a participação do Prof. Mark Flanagan, abordou a temática de tópicos importantes sobre provas e evidências no mundo digital, diante das atuais tecnologias utilizadas para obtenção das mesmas, bem como as facilidades ou não, para manipulação ou até criação destas.

No segundo dia deste importantíssimo evento, tivemos a exposição da Profa. Amélia Miazad que nos falou sobre Sustentabilidade e Compliance. Com uma didática magistral, a professora nos brindou com uma verdadeira tempestade de informações, provocando um verdadeiro brainstorm entre todos os participantes.

Dando continuidade ao segundo dia, eis que volta o Prof. Jim Dempsey, agora nos brindando com a temática de Cybersecurity (segurança cibernética), demonstrando de forma inconteste que, infelizmente, quanto mais evoluímos em tecnologia, menos seguros temos ficado no que tange as transações no mundo virtual e a preservação de banco de dados no mesmo.

No terceiro dia, para encerrar o evento com chave de ouro, tivemos a abertura do dia com a Sarah Hody e Conor O’Hanlon, que nos falaram sobre Blockchain, que é a mais nova tecnologia utilizada para segurança de dados nas redes informatizadas, sejam elas públicas ou privadas. Demonstraram com muitos estudos de casos, como está sendo utilizado esta tecnologia na atualidade.

Encerrando as Palestras deste terceiro dia o Prof. Justin Erlich tratou da temática Regulation of Advanced Technologies, onde tratou principalmente da Teoria da Inovação Destruidora de Joseph Schumpeter. Ressalto que este autor foi o utilizado por mim em minha tese de doutoramento no Mackenzie em 19 de novembro de 2015, quando fiz minha defesa perante banca composta por: Prof. Dr. Felipe Chiarello, Prof. Dr. Vicente Bagnoli, Prof. Dr. Fabiano Del Masso, Profa. Dra. Paula Forgioni da USP e o Prof. Dr. João Bosco Leopoldino de Oliveira da UFMG.

Após as palestras tivemos o GT – Grupo de Trabalho, com a apresentação dos artigos que foram escritos para o evento, onde tive a honra de ser um dos Avaliadores, em uma seleta Banca, ao lado da Profa. Dra. Mônica Herman Salem Caggiano da USP e do Prof. Dr. Felipe Chiarello do Mackenzie.

 

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

A organização deste II International Law Symposium Compliance and Technology Law foi do brilhante Prof. Dr. Felipe Chiarello, que deixou sob a minha responsabilidade a organização de um livro, objeto da pesquisa que foi desenvolvida no presente evento e que deverá ser lançado em Fevereiro de 2020. Ressalte-se que o Prof. Dr Felipe Chiarello é um jurista que conta hoje com reconhecimento mundial. Resumindo de forma drástica seu currículo poderíamos dizer que hoje ele é Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos da Área de Direito da CAPES-MEC. Bolsista Produtividade 2 do CNPq – Brasil (Processo n. 311353/2018-5). Mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi membro do Conselho Técnico Científico, do Conselho Superior e do Comitê da Área do Direito da CAPES-MEC. Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico, Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo, Membro do Comitê da Área do Direito no Programa SciELO/ FAPESP, membro Titular da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Mackenzista de Letras.

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo do Nascimento

Advogado e Consultor Tributário - Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Secretário Adjunto de Administração da Prefeitura Municipal de Uberaba - Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG

Membro da Comissão Permanente de Estudos de Direito da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/MG - Avaliador de Cursos do INEP/MEC - Coordenador Pedagógico - Soluções Educacionais VLEX

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias